Sim, Todo Empresário Tem Experiência Política

 

Vemos de tempos em temos esse meme que empreendedores e administradores não teriam “bagagem” política.

Nesse exemplo acima, vemos “nenhuma” bagagem política, com o objetivo de desqualificar futuros candidatos do partido Novo de imediato, com p minúsculo.

Para combater esse meme que já se espalhou, gostaria de colocar alguns contra argumentos.

Para que os membros do Novo e administradores em geral possam impedir esse meme de se espalhar viralmente.

A função de um administrador profissional, especialmente do tipo que o Novo defende, o administrador de empresas de capital democraticamente aberto, é essencialmente política sim senhor.

Quem cobra os resultados são os Diretores.

O Presidente é o líder, tem a função de administrar os interesses difusos de fornecedores, clientes, trabalhadores, acionistas, governo e sociedade em geral.

São os que chamamos de Stakeholders.

Uma função eminentemente política, como na vida pública.

Aliás, foi-se o tempo que os administradores cuidavam somente dos interesses dos acionistas.

Minha posição, que provavelmente também seja a do Novo, é que um dos grandes problemas do Brasil, ao contrário dos demais países, é não termos ainda feito a transição de poder da empresa essencialmente familiar, para uma empresa estritamente profissional.

Da empresa familiar que se preocupa exclusivamente com os interesses dos acionistas, tipo Odebrecht, para empresas de capital democrático que se preocupam com todos que possuem um interesse na continuidade da empresa, os Stakeholders.

A experiência brasileira é que nossos políticos também só se preocupam com seus Partidos, “os acionistas” por assim dizer, e dane-se o resto.

É justamente o contrário do que alguns acusam o Novo.

São nossos políticos que não têm habilidades políticas modernas, e felizmente os candidatos do Novo não terão essa “bagagem”, e ainda bem.

Posso assegurar que os candidatos do Partido Novo, com p maiúsculo, terão outra qualidade que nossos políticos, na sua maioria, não têm.

Bagagem administrativa.

Isso sim é que falta no Brasil.

Somos um país mal administrado, porque escolhemos líderes sem bagagem administrativa, somente essa “bagagem” política que tanto prezam.

O Novo deve saber, por experiência administrativa, que de nada adianta ter boas ideias e intenções, se nossos representantes políticos não têm os conhecimentos administrativos para implantá-las.

Por favor repassem para os seus amigos, temos um meme falso a combater.

 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados