Como Escrever Um Livro

Meu objetivo aqui é convencer o leitor a um dia escrever um livro.
Por mais remota que pareça esta possibilidade no momento, escrever um livro é mais fácil do que vocês pensam.
Basta:
1. Observação detalhada de algum tema de seu interesse.
2. Disciplina no processo de elaboração.
3. Persistência. Todos estes três atributos podem ser aprendidos e cultivados.
Eu estou escrevendo 6 livros, graças a este método que desenvolvi e repasso aqui, que infelizmente era impossível 10 anos atrás.
O primeiro passo é criar um blog com o título de cada livro que você pretende escrever.
A gente sempre começa com 1, e logo vai acrescentando mais livros em potencial, mesmo sabendo que  a maioria nunca será concluída.
Eu uso a plataforma pressbooks.com muito conveniente para administrar até vários livros  ao mesmo tempo. veja uma de meus livros https://administrador.pressbooks.com/
Custa barato.
Título do blog-livro, resumo, e definição dos capítulos já lhe dará um bom esqueleto para começar.
A medida que as ideias surgem, a medida que você lê artigos sobre seu assunto, você vai colocando no cloud.
É assim que os capítulos irão se formando.
A maioria das pessoas nem pensa em escrever livros porque a lenda é que livros são somente para Doutores e Phds, que passam 10 anos pesquisando ANTES de começar a tarefa de escrever, o que de fato acontece.
Depois de 10 anos, alugam uma casa de campo, e com as volumosas anotações, escrevem o livro em 2 meses, e o livro está pronto. Ledo engano.
São péssimos livros e a maioria nem chega a ser divulgado.
Primeiro, porque inspiração vem nos horários mais estranhos e não num dia específico, nem no próximo dia.
É o que se chama de bloqueio do escritor.
Escrever duas horas por dia inspirado, não acontece para nós pobres mortais.
Eu mando minha ideias para o blog via Iphone quando elas estão quentes, no ato.
Se deixar para depois, esqueço.
Outra vantagem do pressbooks.
Metade das minhas anotações antigamente ficavam perdidas em alguma gaveta ou arquivo.
Quando tenho uma ideia, uma frase de efeito, um conceito, uma estatística interessante para o meu livro, eu faço um rápido post, para o blog específico, como rascunho.
Posso estar num restaurante, lendo um livro, um jornal ou conversando com um amigo.
Na mesma semana eu tento aumentar o capítulo ou a ideia, e já ganha corpo.
Leio um mês depois, e se quiser posso até disponibilizar no pressbooks e fazer um teste para ver o que os leitores acham.
O seu livro pode ser aberto, fechado com senha, que só seus amigos podem opinar.
Pode ser aberto, mas não indexado pelo google, para que suas bobagens não fiquem para a eternidade.
Você sempre pode mudar  parte do capítulo.
Depois de um ano você vai perceber que alguns capítulos estão quase preenchidos.
Alguns porém estão vazios, e estes se tornarão sua prioridade, ou candidato a ser deletado.
Eu tenho vários livros em elaboração, Como COMO AJUDAR OS OUTROS, O ADMINISTRADOR SOCIALMENTE RESPONSÁVEL, COMO MANTER UM CASAMENTO, por exemplo.
Tenho UMA BREVE HISTÓRIA EVOLUTIVA DA HUMANIDADE um livro polêmico que provavelmente nunca publicarei, mas estou escrevendo para ver no que dá, mas não pretendo gerar polêmica antes das ideias estarem quase imbatíveis.
A melhor vantagem é que tudo que você escreve fica no CLOUD.
Eu tenho centenas de artigos e ideias espalhadas por 5 computadores, alguns que não mais funcionam, em papéis impressos, e em artigos de jornais que nem mais tenho cópia.
Algo para se pensar.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

52 Responses

  1. Eu quero escrever um livro. Obrigado pelas dicas. Vou abrir o Blog. O titulo A empresa invisível. abraços.

  2. Ideia interessante, vou aplicar. Muito obrigado pela dica.
    p.s. o link para seu blog “Educação Para O Século XXI” navega para página que não existe!

  3. Apenas uma correção. Na frase “Leio um mês depois, e se quizer posso até publicar no blog e fazer um teste para ver o que os leitores acham”, QUISER é com “S” e não com z. Para escrever um livro precisamos estar atentos. Saudações.

  4. BOM DIA AMIGO KANITZ,
    SEMPRE PENSEI EM ESCREVER UM LIVRO, TENHO ATÉ ALGUMAS IDÉIAS COMPLETAMENTE INUSITADAS, ALGUMAS ATÉ PR’A LÁ DE DOIDAS..MAS É O MEU LIVRO…VOU SEGUIR OS SEUS CONSELHOS..
    TENHA UMA ÓTMA SEMANA.

  5. Meu caro Kanitz, como bem apresenta, a \Família em primeiro lugar\.
    Lembro-me de um colega docente da FEA, para escrever um livro se ausentou da família e se recolheu \isolou-se\ em uma casa alugada em outro estado. – Livro é como música, sem inspiração, sem chances. Os mais populares vieram de favelas. Quanto mais sofisticada a literatura, mais \chata\ se torna. Confira.
    Melhores cumprimentos

  6. Kanitz primeiramente parabéns, gosto bastante de seus textos, são didáticos e interessantes.Quanto ao assunto abordado: será que não está havendo uma banalização da escrita? Hoje vou às livrarias e fico perplexa com a quantidade de livros lançados! Aí nós consumidores às vezes atraídos por detalhes como capa e uma sinopse bem feita compramos verdadeiras “porcarias”; sim porque não há como ficar pesquisando o tempo todo antes de comprar… também estas listas de best-sellers me parecem bastante comprometida mais estipuladas pelo marketing do que por critérios sérios de escrita/texto.Enfim as vezes penso que de “médico,escritor e louco todo mundo tem um pouco”- vocês não acham que isso afeta um pouco os escritores que de fato pesquisam e se dedicam à escrita? AUm grande abraço à todos!

  7. A leitura me encanta muito. Gostei de sua iniciativa em nos fazer acreditar que todos somos capazes de escrever. Quem vai ler é outra situação. Escrever é um meio incrível de registrar o pensamento, a criatividade, a observação. A necessidade de descrever os sentimentos e o que experimento me atrai muito. Já tenho alguns rabiscos, provavelmente organizarei. Muito obrigada! Abraços!

  8. Meu grande mestre e impoluto Kanitz, parabéns, pelo artigo “Como Escrever um livro” e pela capacidade de dizer o que pensa. Sobre o assunto abordado: CORAJOSO, DESPIDO DE EGOÍSMO, AUTO-SUFICIENTE, ACIMA DE TUDO, DE GRANDE RELEVÂNCIA AOS ASPIRANTES A ESCRITORES.Durante muito tempo seu nome me havia levado crer que era uma dos maiores escritores de best-sellers americanos, em Ciências da Administração, um dos maiores e mais bem sucedidos professores de “Harvard University”, quando, era um professor inexperiente nos cursos de Administração, no interior Paulista, não que já tenho experiência suficiente para acreditar que já sou um professor experiente. Hoje tenho vergonha de por mais de dez anos, nem ao menos ler sobre você. Hoje, sinto orgulho de saber que se trata de um Administrador, Professor e um dos maiores Escritores brasileiros, sem, contudo, desmerecer os outros.
    Que Deus te abençoe.

  9. Obrigada por passar o caminho das pedras. Realmente acrescentou e muito, pois creio que a maioria deseja escrever um livro porém não sabe nem por onde começar.
    Parabéns.

  10. Estou em processo de finalização de um livro sobre relógios e sei que é uma tarefa muito difícil e que requer uma imersão contínua e crescente no assunto. Considero importante mencionar a chamada curva ABC de aprendizado. Quanto mais integrados ao assunto melhor escrevemos. Aí entramos no paradoxo da introdução. As vezes só conseguimos finalizar o início no momento do fim do livro em função do domínio do assunto. É um desafio válido. No meu caso é um contrato de trabalho.

  11. Sr Kanitz,
    O senhor só com a mão esquerda escreve melhor que 99% dos autores que vemos por aí. Por favor, publique seus livros, o Brasil precisa deles.
    Agora mesmo tivemos uma caso de puro plágio de quatro livros americanos, em uma obra de um famoso consultor que anda pela TV dando entrevistas. Precisamos tirar o espaço dessa gente com coisas boas.
    Como diria o nordestino, “Não se avexe !”.

  12. Gostei muito da suas dicas, eu estava mesmo precisando, pretendo ser escritora e na realidade esse é meu sonho profissional. Já defini o tema para escrever 02 livros…e seguirei suas dicas…o primeiro já tem muitas páginas, muitas idéias e ando em pesquisas já faz algum tempo! Agora me sinto mais confiante com o que li para montar meu esqueleto e seguir em frente.Não quero fazer nada correndo, sinto apenas que devo colocar muito atenção e amor neste meu primeiro trabalho.
    Obrigada…e se puderes ir dando mais dicas eu adoraria. Abçs

  13. Prof. Kanitz,
    Seus artigos são otimos para ser utilizados em nossas aulas na graduação e na pós.Agora com suas dicas sobre como escrever um livro é mais uma ajuda importante, muito professores precisam escrever e publicar seus livros.Eu já tenho três livros publicados e me ajudou muito na pesquisa e suas dicas vão me ajudar muito, sem duvida.

  14. Eu penso que essa dica vale mais para quem pretende escrever livros acadêmicos e nao de ficção , romances e etc Porque os Blogs ficam expostos e qualquer um pode ler e escrever a sua ideia dizendo ser “dono” dela…
    Mas foi valido o post e a minha leitura…Quando eu levar em frente a minha intenção de escrever artigos e minha tese para o mestrado vou usar essa ferramenta.
    Obrigada!

  15. Muito obrigado pela dica! Atualmente tenho um blog http://www.jordaky.blogspot.com, onde adiciono ideias e pensamentos que tenho durante o dia, talvez ele se torne um lovro no futuro, mas no momento tenho como foco um livro pos guerra (paraguai) algo com muita discussão sobre o momento retratado! Se poder de uma olhada em meu blog!.. Agradeço as dicas e com certeza irei ler todo seu material! 🙂 abraços

  16. Pois é…segui sua sugestão e dancei. Sou professor universitário e estava com um blog de um livro sobre uma doença que tenho e administrava mais 3 blogs da universidade, todos abertos a partir de minha conta do Gmail. No início do mês, tive meu e-mail hackeado no aeroporto de Congonhas e o Google encerrou minha conta, sumindo com 8 anos de arquivos pessoais, profissionais, os 3 blogs e o livro… já tentou reclamar com o Google? É o mesmo que mandar bilhete pro Papai Noel…sem resposta. Agora estou sem passado e, quiçá, sem futuro. Dá tema de artigo, colega?
    abs

  17. oi… eu também sou juliana, tenho 17 anos e quero escrever um livro de aventura. já escrevi o primeiro capítulo… meus amigos gostaram mas queria a opiniao de alguem diferente. alguem quer ler e dar uma opiniao?

  18. Gostei muito das suas dicas faz sentido…estou ja escrevendo no meu blog e agora quero escrever um livro..
    depois passa no meu blog…estou meio louca…é que perdi meu filho recetemente e esse blog é uma maneira de desabafar…e acho que escrevo d eum jeito diferente…
    por favor me mande seus rascunhos que vc falou que pode compatilhar conosco.
    obrigada
    http://www.prasempreemuitotempo.com
    Cassia Cohen

  19. Olá sou a Margo, estou estudando para escrever meu primeiro livro, todas informações me ajudam a fixar idéias, adorei suas dicas, parabéns, sucesso.
    Margo/Campinas/SP

  20. Prof. Kanitz,
    Fiquei muito feliz com a sua ideia de escrever um ou vários livros com um blog. Alguém já disse que na vida, precisamos ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Acho que era porque para os filhos poderem ler, precisávamos de papel para escrever os livros. Hoje podemos escrever no computador, mas não podemos deixar de escrevê-los. Filhos e árvores temos cada vez menos, livros cada vez mais. A imaginação do homem, suas idéias, se concretizam nas letras que escrevemos e que lemos. A realidade se expressa na criatividade da literatura. Vou usar sua sugestão sem dúvida! Obrigada! Miriam Herscovici Martines
    e.mail: miriam.herscovici@hotmail.com

  21. Obrigado pelas dicas,rs desculpa mais, também gostaria da sua opinião sobre minha tão criticada técnica em meus mini contos,rs se e quando der de uma espiadinha la!obrigado felicidades e sucesso!

  22. Olá,tudo bem?
    sou Fernanda Neri e estava pensando em escrever um romance,nao sei se posso mas quero tentar.
    gostaria de receber seus livros no meu e-mail
    sempre fui apaixonada por leitura e mesmo que eu nao escreva livros, quero ajudar meus amigos autores lendo seus livros.
    Entao fica meu e-mail vou ficar esperando os livros chegarem (nandaneriduarte@hotmail.com)Bjs te mais.

  23. Adorei a idéia. Estava com alguns rascunhos presos. Resolvi seguir o conselho.
    Iniciei o trabalho e espero chegar ao fim. Fiicarei muito feliz com a sua vista.

  24. Gostei muito das ideias, vou adotar algumas para ver se meus bloqeios passam logo. Vou dar uma espiada nos seus livros. Obrigada e boa sorte!

  25. Olá,
    Me chamo Vanusa, tenho 23 anos e também escrevo. Mas não concordo com você em relação à “inspiração”. Um bom escritor não espera uma “inspiração” para começar a escrever. Ele escreve a qualquer momento e, depois, revisa o que escreveu, fazendo os cortes necessários. Se for esperar essa tal “inspiração” para começar a escrever, melhor respirar fundo, porque seu livro deve levar algumas décadas para ficar pronto. O mais importante é aprender a desenvolver senso crítico, e reconhecer quando sua obra precisa de melhoras.

  26. Hoje tirei o dia para ler materias sobre escrever livros, afinal estou no meio de milhões daqueles que só tem vontade, mas acredito que hoje foi diferente,ja tenho um tema, tenho a pesquisa e todo material necessário para iniciar, e após escrever esta mensagem estarei esvaziando minha mente e dando vida aos meus personagens que querem nascer de qualquer jeito.
    O problema é que minhas idéias vão além de minha imaginação..rs..
    Obrigado pela inspiração!

  27. Interessante o post, eu já tenho o habito de escrever, porem eu prefiro escrever histórias curtas, crônicas, ou um texto com alguma mensagem especifica, mas nunca consegui escrever um “livro”, lendo o seu post vi que era possivel eu conseguir tal coisa.
    Tentarei e boa sorte o/

  28. pronto vou estar mandando meu e-mail pra que seja mandado os livros para eu dar uma olhada. estarei esperando

  29. Boas dicas. Anotei.
    Para os temas citados e similares devem dar certo.
    Escrevi meu livro de informática, mais ou menos assim, só que na minha mente.
    Começar foi difícil. Mas no dia que comecei… Escrevi o livro inteiro em 20 dias.
    Já para um livro de ficção, a idéia vem primeiro, depois as cenas, a organização dos capítulos, depois escrevemos. Assim criamos e redigimos em 12 pessoas o livro Reciclando Vidas (Scortecci).
    Boa sorte para todos.

  30. Num blog fechado voce pode mudar a ordem, criar categorias, colocar fotos e graficos, colocar tags. E se quizer postar e testar .

  31. Estou pensando em escrever um livro já algum tempo. Procurarei acatar suas sugestões, mas algo me incomoda. Essa ideia de inspiração. Um livro muito bom que eu li “Criatividade em Propaganda” expõem a inspiração como uma modinha que surge no cenário romântico e que acaba afastando o artista da sua verdadeira técnica. Ele conta que Mozart a qualquer pedido criava obras-primas (entre outros exemplos). Por conta do livro usar o termo inspiração para mim parece nos fazer refém de algo de natureza mística e, portanto, inalcançável. O que se recomenda é se debruçar no problema exaustivamente, se nada produzires, abandone-o por um curto período de tempo e deixe-o em “banho-maria” do inconsciente, se dentro do prazo a solução não surgir espontaneamente recomenda-se que faça na marra mesmo. Mais dicas para livros, por favor, não deixe de mandar!

    1. concordo sobre sua idéia. inspiração é algo mistico, portanto penso assim também. estou começando um livro sobre meu casamento..rsrsrs conflitos e respostas encontradas…como está o seu??? mande uma e-mail pra mim: eocezar@gmail.com

  32. olá gostei muito das tuas dicas porem nao uso muito esta tecnologia ao meu favor, mas vou pesquisar muito sobre isto. estou tentando escrever algo sobre meu casamento, conflitos etc… srsrsrsr tinha que começar por algo!!! caso queira me ajudar mande um e-mail com dicas para eocezar@gmail.com…obrigado

  33. Olá! Estou escrevendo um livro, minha experiência dentro da seita/religião Testemunhas de Jeová, escrevo há cerca de um ano e pouco eu acho, e tem cerca de 50 páginas. Ás vezes levo meses sem escrever e de repente escrevo feito uma doida!!! É tanta inspiração! Voce gostaria de da uma olhada?
    jianina@bol.com.br

  34. Tenho uma meta de escrever dois livros ainda esse ano (2014), um de poesias e outro de história mesmo. Sempre achei que era mega difícil, mas esse ano irei realmente tentar e suas dicas me ajudaram a permanecer com essa ideia na cabeça e no papel, rs. Obrigada!

  35. O post é antigo, eu sei. A versão grátis do Pressbook estampa uma marca d’água e a versão paga (sem a marca), custa 20 dólares por livro. Achei caro. Existe uma ferramenta semelhante ao Pressbook com um preço mais acessível?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados