Cooperação Humana

Pais cooperam mais com filhos do que genros.

Avós cooperam mais com seus netos do que com primos.

Filhos defendem mais de seus irmãos e irmãs do que pessoas estranhas.

O surgimento de filhos gerados continuadamente de um mesmo pai será fundamental para o início da cooperação humana, propriamente dita.

De brutais competidores, alguns homens começam a se tornar irmãos, no sentido amplo da palavra.

É este fato que nos torna humanos.

É o início da irmandade e solidariedade, tão cantada em verso e prosa até hoje. Por isso, família é um conceito tão importante para o processo civilizatório.

Destrua a família e você terá o fim de uma civilização.

O Livro Família Em Primeiro Lugar que contém estas 365 Lições pode ser adquirido na Livraria Cultura

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

5 Responses

  1. Há um conceito cristão (não gosto muito deste termo, mas é o que todos entendem) de sacrifício do homem para com sua mulher. E se nos permitirmos divagar a respeito, podemos perceber que o que uma mulher espera, como realização do amor, de ser amada, é a entrega total do marido, ou seja, uma espécie de morte. Como só se morre uma vez, não há redenção para a mulher, e, por conseguinte, do homem, sem esta exclusividade.
    Resumindo: uma vida = uma morte = um casamento.

  2. Marcos não de que planeta você está falando, mas certamente não é da Terra.
    O que a mulher espera é fidelidade (hoje nem todas, respeito e um pouco de cooperação.
    Quando um homem pede uma mulher em casamento ele deixa explicito ou implícito que ela é única pra ele. Que fará qualquer coisa por ela, que daria seu reino pelo amor dela. Bem eles se casam … a maioria dos homens não ajuda na cozinha, não lava roupa, não quer trocar fralda, não tem saco pra choro de criança, não tem sensibilidade pra escutar os problemas sem ficar nos consertando.
    Alguns anos depois a mulher descobre que ela não assinou um contrato de amor e sim de uma relação desigual, em que ela faz muito mais do que ele. Cuida emocionalmente dos filhos, dos parentes, dos amigos e do marido. Ele, se ela tiver sorte, não tem vícios é honesto e trabalha duro. APENAS TRABALHA, pra manter os filhos que pôs no mundo por livre e espontânea vontade. Enquanto ela tem jornada no mínimo tripla (trabalha fora, em casa, estuda e é conselheira emocional).
    EM QUALQUER TIPO DE CASAMENTO A PARTE DA MULHER SEMPRE É MUITO MAIOR DO QUE A DO HOMEM. Imagine se nós achassemos que a nossa parte equivale à morte, por consequência todos os homens já estariam mortos.

  3. So não sei pq as mulheres tanto fazem para escapar da magnífica função que é cuidar e educar os filhos, enquanto o marido traz o provento para a casa.
    O mundão tá o que tá pq os filhos não são mais bem preparados pelas mães para o mundo.
    Empresas deveriam pagar bem mais aos homens para que as mulheres possam ter uma base mais sólida para criação dos filhos.
    Se a mulher ainda não é mãe ou os filhos estão já passaram da fase dos cuidados exclusivos, aí sim ela deve trabalhar para ajudar nos proventos da casa.
    não estou querendo desmerecer a função de mae e dona de casa, pois na minha opnião é muito mais dificil educar os filhos de forma ideal do que gerenciar uma empresa. As mulheres deveriam se empenhar em criar filhos melhores para o mundo.
    Parabéns para as mães que fazem isso. E parabéns para os maridos que conseguem sustentar a casa de uma forma sólida.

  4. Senhor Kanitz… mas… como as coisas estão indo… tipo classe média??? aposentada??? pagando IR de rico/ativo… e reajuste ???????????
    Para onde está indo este dimdim ? Gabriel Garcia Marques já descreveu o que acontece em sua “Memórias de mi… p…t…”
    Será que iremos todos para asilos da instituições de caridade ???
    Se possível,… um bom dia

  5. Cara Ana, foi o que disse. Um homem só ama verdadeiramente uma mulher se ele se se netregar completamente. Se ele abandonar todas as suas próprias vontades e expectativas, ou seja, um espécie de morte. Pois esta sensação nos acompanha constantemente quando estamos tentando ser um bom homem, até que…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Democracia Deturpada

  A Constituição de Atenas 6 séculos A.C. rezava que somente os donos de terra votariam nas questões comunitárias. Somente os donos de terras decidiam,

Artigo Completo »