Comunitarismo Devolvendo à Sociedade

 

Tempo de leitura: 1 minuto

 

Quando marxistas e liberais falam que os ricos deveriam “devolver” à sociedade, lembrem-se que quem nunca devolve é o Estado.

Este Estado nunca devolve integralmente os impostos, e quando devolve é com serviços de terceira qualidade.

Bill Gates, Steve Jobs, Roberto Carlos, não podem “devolver” porque nunca tiraram nada da sociedade que precisassem “devolver”.

Quem tira de nós é o Estado, a força, via impostos.

Se quiserem “doar” para pessoas carentes e não à sociedade como um todo, ficaremos agradecidos.

Entre o “virem-se” do Liberalismo e Capitalismo e o “apoderem-se” do Socialismo, o Comunitarismo incentiva a filantropia responsável.

Vejam o Prêmio Bem Eficiente e o site voluntarios.com.br, onde as doações são feitas sem violência e sim voluntariamente, por espírito comunitário.

Filantropia possui várias vantagens com relação à distribuição de renda forçada pelo Estado.

O próprio doador controla o bom uso de seu dinheiro.

A entidade merecedora da doação se preocupará em executar bem o planejado, porque disto depende a doação do ano seguinte.

O doador é festejado, badalado, agradecido, homenageado. Quando foi que você pagador de impostos foi homenageado?

Quando a receita lhe envia eletronicamente o seu recibo, não custaria nada enviar um “muito obrigado”.

Mas isto significa que eles seriam obrigados a devolver.

Comunitarismo com filantropia, ou Socialismo como impostos nem sempre devolvidos, você defende qual?

 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

6 Responses

  1. Este Piketty é um embuste que ficará tão rico como os que condena com o best seller que lançou e que alguns brasileiros e outros bolivarianos devem comprar aos milhares.
    Os eventualmente ricos honestos e que são muitos e tão honestos como os pobres honestos , devolvem a vida toda à sociedade com impostos sobre o que chamam de renda e muitas vezes ainda não é renda . É salário. Vejam que a arrecadação da RFB tem em 2o lugar em importância o IRPF no Brasil . Mario que IPI , e maior que IRPJ em anos de baixo crescimento da economia e dificuldades de lucratividade . Até os acionistas antes de verem a cor dos dividendos sobre o capital investido pagam 40% sobre Lucro como IRPJ e CSSL !!!
    Sim o Estado não devolve em proporção adequada ao que nos tira em impostos , ao menos na nossa nação .
    Doações nunca foram parte forte da cultura do brasileiro e isso tem raízes culturais que já vem da colônia e passa por todas as mudanças desde 1808 até hoje !
    Mesmo assim a discussão da tese do Piketty me parece fora de contexto e oportunista no momento de hoje do país .O sucesso dele no Brasil será mais uma jaboticaba nossa tal qual o positivismo e A Conte e o Espiritismo de Kardek ! Só aqui germinam e proliferam …

  2. Bill Gates, Steve Jobs e Roberto Carlos? Pra mim o único destes três que tem algum crédito com a “sociedade” talvez seja o primeiro, Bill Gates e apenas isso, talvez. Pois, o Steve Jobs é um moderno “senhor de escravos” e quanto ao Roberto…

  3. Este Estado único nunca devolve integralmente os impostos, quando devolve é com serviços de terceira qualidade …

    Depende de que Estado falamos. Estamos julgando todo um sistema por pela ótica brasileira que é mau gerida, corrupta entre outas coisas, quero dizer, não é o sistema imposto+serviços+distribuição que não está certo e sim as pessoas que gerem esse sistema que não estão fazendo direito.

    Vide os países escandinavos onde a população acha bom pagar impostos porque esses são devolvidos em serviços de primeira linha para todos.

    1. Marcio,
      Infelizmente nosso povo passou 502 anos anos sem ver a cor do dinheiro.
      Tenho muito amigos que estudaram em escola estatal e fizeram faculdade pelo Prouni, seus país não tiveram carro até o os anos 2000.
      Hoje acha que sustenta o Estado.
      Esquecem que o Brasil quem paga imposto é quem consome seguidos por renda e seguridade. Propriedade é ínfimo.
      Não querem retribuir a sociedade os tempos que frequentaram a escola. O ensino médio era e ainda é de péssima qualidade porque quem financiava e financia essa escola coloca o filho em colégio particular.
      Quem pagava imposto também pagava plano de saúde não frequentava o SUS. esses meus amigos hoje tem plano de saúde.

      O que direita precisa é fazer uma meaculpa como o jornaleco dos marinhos fez (em 31/08/2013 sobre o golpe de 64) porque não prepararam o Brasil pra crescer e planejaram o crescimento do país com correlação inversa ao primeiro mundo: Crescemos quando ele está em crise e estagnamos quando o primeiro mundo cresce.
      Isso se deve um país sem poupança interna e uma bolsa de valores que é de mais de 75% do seu capital de estrangeiros e institucionais.

      A Bolsa brasileira é lugar de especulação.
      Leia essa reportagem:
      http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI108211-15259,00.html

      O Krugman sabia que o dinheiro especulativo do mundo viria para o Brasil após a crise de 2008.

      Ele estava pronto pra realizar o seu lucro.
      E é o que acontece hj com a bolsa de valores brasileira.
      Estados Unidos cresce capital sai.

  4. Kanitz,
    qual é sua agenda oculta ?

    Resolveu falar mal da esquerda, falar mal do estado, escreveu sobre estagnação e fala de juros, eu até voltei a ler o título para ver se era estagflação?

    Infelizmente o mundo não é perfeito, como estudioso de Administração você deveria saber que ele é feito de gente.

    Como seu texto de estagnação com dados históricos é fácil criar um modelo que funcione, mas se acontece um 11 setembro ou alguma coisa que cause uma ruptura do modelo. É mais seguro lidar com passado que tentar controlar o futuro.

    O melhor caminho talvez seja o certo, mas não é aquele que todos adotam e mesmo assim se todos adotassem deixaria de ser o melhor porque alguém iria desenvolver uma forma de melhorar esse caminho ou criar um novo.

    Será que essa mudança na base de incidências de imposto pode te afetar de alguma forma ? Ou você de tanto tempo estudar administração virou um economista, cheio de teorias ?

    E como um cara de esquerda se “corrompeu” porque sempre falou no mesmo palco agora o tempo se passou está vendo suas idéias que serviram para avalizar a qualidade da Exame foi colocada em prática e outras muito mais importantes não são levadas a cabo.

    Você não acha que está na hora de usar seu prestígio e se já fez bater em outros empresários principalmente os que tiveram uma criação fora das metrópoles e vender essas idéias ?

    “Há quem morra desconhecido por não ter tido um teatro diferente.”
    Denis Diderot

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados