Todo o Mundo Sabe Que Somos Desorganizados, Menos o Brasil

Todo o mundo sabe qual o maior problema do Brasil, menos a elite brasileira.

Até os portugueses mais simples sabem o que os nossos sociólogos, economistas, intelectuais e jornalistas não sabem.

Somos um povo mal administrado, mal organizado.

Em Portugal, uma das piadas de “brasileiros”, que eles contam a rodo, é “imaginem se o paraíso fosse organizado por brasileiros”.

Somos a chacota do mundo nessa questão.

Somos contra qualquer tentativa de organizar e administrar cientificamente esse país.

Proibimos por 30 anos o ensino de administração nesse país, e ninguém se indigna, nem cobra explicações aos economistas que foram os sabotadores.

A primeira turma de 20 administradores da USP se formou somente em 1970, e hoje estão com 70 anos de idade, suficientes para serem finalmente presidentes de uma empresa.

Somos tão incompetentes em administração, que nem diagnosticar nossos problemas sabemos, dependemos dos portugueses, que ainda por cima achamos atrasados.

Muitos acreditam que o nosso maior problema é a Reforma Partidária, a Reforma Constitucional, a Reforma Tributária, a Reforma Judiciária e a Reforma Administrativa.

Administradores são aqui descartados com a frase “qualquer um pode empreender e administrar um boteco ou um país”, basta fazer engenharia ou microeconomia.

E essas profissões acreditam nessa bobagem que me dizem todo dia, eles se acham realmente plenamente capazes para gerir um banco, um Ministério, um país.

Sem nem ao menos indagar por que estamos precisando de tantas reformas, para começar.

(Lido por 2221 pessoas até agora)

5 Comments on Todo o Mundo Sabe Que Somos Desorganizados, Menos o Brasil

  1. Como em qualquer profissão, os administradores saem das escolas de administração sem prática. Sou engenheiro e fiz o CEAG da FGV no fim da década de 70. Trabalhei por 50 anos como engenheiro chefe em empresas multinacionais. Na velhice estou empreendendo. O curso do CEAG ajudou, mas só agora, depois da prática, posso dizer que sou um administrador.

  2. O pessoal que vejo sair de cursos de Administração são, em sua maioria, pouco preparados até pra cuidar de um carrinho de pipoca. Muito burocráticos, muito atarefados com escalas, organogramas, “missão”, “valores da empresa”… não tem muita noção do que é ter uma folha de pagamento, pagar impostos e gerar lucros.

  3. Um curso de administração, aprende-se a administrar. No entanto, entendo que os fundamentos da administração, devem estar em todos os seguimentos de negócios. Um engenheiro, ou médico, ou qualquer empreendedor ou político, que não administra seu “negócio” ou a sua vida, terá dificuldades.Isso é fato!!!

  4. QUANTOS PAISES QUE DERAM MAIS OU MENOS CERTOS, FORAM DIRIGIDOS POR ADMINISTRADORES FORMADOS NESTA DISCIPLIANA? NÃO CONHEÇO NENHUM. QUERO CONHECER. GERIR UM NEGOCIO E PRICIPALMENTE UM PAIS NÃO É A FORMAÇAÕ EM ADMISNTRAÇÃO QUE RESOLVE. SÃO ATITUDES POLITICAS CORRETAS, FRUTO DO DESINTERESSE PESSOAL OU DE GRUPOS MAS SIM DO INTERESSE DO NEGÓCIO OU DO PAIS QUE GERA OS MELHORES RESULTADOS. CIENTIFICISMO NÃO É SOLUÇAO PARA PROBLEMS SOCIAIS E HUMANOS. É UMA SOMA DE DISCIPLINAS ORDENADAS POLITICAMENTE VISANDO O BEM PRIMORDIAL DO PAIS E/OU DO NEGÓCIO.

  5. Qual seria a melhor grade curricular para um excelente curso, na sua opinião, de Administração?

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14