O Brasil Precisa de Think Tanks

Na minha opinião, essa falta de diálogo só poderá ser feita em Think Tanks brasileiros, multidisciplinares e diversificados.

Esse é o espaço público para discutir divergências e encontrar agendas comuns.

Silenciosamente, discretamente, até obtermos consenso.

Think Tanks focados em políticas públicas baseadas em evidência, com dados e mecanismos de auditoria e acompanhamento.

Think Tanks multidisciplinares e pluralistas ideologicamente.

Onde dois e eventualmente três, quatro, cinco polos poderão trabalhar juntos em vez de se digladiarem como hoje.

Estou iniciando um projeto, que servirá de portal para todas as pesquisas, notícias, e problemas dos nossos Think Tanks brasileiros.

Visa dar maior visibilidade, especialmente para os pequenos, a este importante segmento da sociedade.

Estamos atualmente catalogando e classificando os principais Think Tanks brasileiros, que ficará pronto esse ano.

Mas já dá para concluir que temos poucos Think Tanks no Brasil, menos que 100, quando os Estados Unidos possuem 2.000.

E desses 100, a maioria seria mais bem descrita como quase Think Tanks, com algum item ou outro a melhorar, e é o que pretendemos incentivar.

Assim teremos discussões serenas e ponderadas, de pessoas de peso e com base científica, sem prioridades ideológicas, mas sim temporais.

Em vez de um grupo de Whatsapp com gente pró ou contra, vamos começar a criar pequenos Think Tanks que o Brasil precisa.

Estudante de jornalismo que quiser entrevistar um presidente de Think Tank, em vídeo e em papel, teremos o prazer de divulgá-lo.

Compartilhe:
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Comentários

11 Responses

  1. Inútil, será tomada por devotos fanáticos de uma seita gnóstica, com muitos sacerdotes e uma infinidade de discipulos, conhecido por um de seus profetas como “idiotas úteis”. Uma religião muita antiga mas que tem se reformulado nos últimos 200 anos, atualmente conhecidos como intelectuais orgânicos.

  2. Prezado Professor, nosso BRASIL precisa ter como pratica o brainstorming, bem como acabar com esta mediocre filosofia de criticar sem ajudar ou citar criticas que deveriam ser assim ou assado, sem concretamente colaborarem, essa pratica onde todos são “tecnicos de futebol” ,,,,,, MUDA BRASIL!!!!!!!

  3. Excelente artigo! Pluralidade, universalidade, invoca a união de pessoas com diferentes pontos de vista para trabalharem conjuntamente em soluções para o bem comum geral. Inclusivo, com iniciativa e acabativa. É disso que o Brasil precisa, convites para diálogos construtivos.

  4. Amanhã,dia 14 de outubro, se iniciará o ENAEX 2021.
    Aguardemos as iniciativas em prol da exportação dos nossos manufaturados e outras ações!
    Deveriam homenagear o prof.Delfin Netto,que criou a lei das tradings em 1972 e a COBEC com 10 armazéns no exterior.

  5. “Think Tanks multidisciplinares e pluralistas ideologicamente…”

    “… Assim teremos discussões serenas e ponderadas, de pessoas de peso e com base científica, sem prioridades ideológicas, mas sim temporais…”

    Isso é um grupo de zap chique.

    A ideia é boa mas não creio que funcione, a polarização está na gênese do brasileiro. O “nós contra vocês”, seja lá quem forem ambos, é a maior paixão nacional.

    Saudações, professor.

  6. É muito importante retomarmos o caminho da discussão democrática e multidisciplinar e pluralista. Penso que seja necessário se desenvolver novas fórmulas de interação, o tecido social está esgarçado. Já perdemos uma grande oportunidade com as escolas de governo, que se desviaram do objetivo. Não há saída sem diálogo. Sem política e políticos. É necessário termos em mente que o ponto final deste esforço hercúleo será o parlamento.

  7. Prezado professor, a idéia é boa, mas deveríamos iniciar com pontos específicos longe de qualquer ideologia, e como sugestão começar com micros e pequenos empreendedores que são a base da industria e comércio de qualquer nação.
    Acredito que estaremos abraçando uma gama enorme da familia brasileira que anseia a ter voz e vez nas decisões do Brasil.
    Sabemos que não são ouvidos e muito menos encorajados a mostrarem as excelentes idéias dos problemas nacionais, pois somente os grandes empreendedores é que tem voz ativa e ditam as soluções conforme suas necessidades.
    Pensemos nisso!

  8. Prezado Kanitz, admiro teu esforço incansável por buscar melhorias em nossa sociedade, ao invés de apenas criticar e cruzar os braços, como faz a maioria. Entretanto, penso que iniciativa de desenvolver Think Thanks difusos e de abrangência nacional seja infrutífera.
    Temos um problema fundamental de inconsistência de referências, ou seja o entendimento de conceitos elementares é tão diverso e enviesado por contextos políticos que a própria comunicação entre os participantes seria inviabilizada.

  9. O essencial para uma cidade, uma nação e para o planeta, é o alvo. Enquanto os seres humanos não se dedicarem efetivamente ao aprimoramento da espécie humana, nada vai melhorar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

2020 a 2029

Tenho lido páginas e páginas de pessimismo sobre a década perdida, justamente daqueles que nos perderam a década. Vou colocar somente alguns pontos positivos com

Artigo Completo »

A Lava Jato Terminou

Muito triste declarar isso, mas com essa indicação para o Supremo e todos os fatos antecedentes, a Lava Jato terminou. Vou fazer uma análise de

Artigo Completo »