A Importância das Avós

Avós também são mães.

Mas muitas mulheres temem ser avós, temem a menopausa.

Se acham menos mulher, se acham diminuídas, se acham velhas, que perderam a sua principal importância.

No Dia das Mães, dê este presente para a sua avó, leia este texto e explique algo novo que ninguém nunca contou a ela.

A menopausa é um período de mudanças e de reflexão.

Algumas mulheres a veem negativamente, pois ela marca o fim da capacidade de reprodução, outras a veem como uma bênção.

Na nossa cultura tradicional, o fim da maternidade é como se fosse o fim da função primordial da mulher, algo injusto e incorreto.

Até recentemente, a menopausa era considerada um paradoxo genético, por ser um gene ou conjunto de genes que reduzia o número de filhos que uma mulher poderia ter.

Uma mulher que tem seis ou sete filhos, até morrer deixará mais descendentes do que uma mulher que deixa somente cinco, devido ao fim da ovulação.

Então, porque a natureza faria algo contra tão contraproducente?

Curiosamente as primeiras mulheres a transmitir o “gene” da menopausa deixaram muito mais descendentes, algo muito intrigante.

Na realidade, a menopausa foi uma evolução positiva para a mulher e para a humanidade, porque basicamente ela tem a função de transformar uma mãe em uma avó.

A menopausa, ao contrário de ser uma falha, deveria ser considerada uma evolução importante da espécie humana, ao lado da postura ereta, do uso do polegar, do desenvolvimento da linguagem e do descobrimento do fogo.

Com o aumento do período de maturação das crianças, as mulheres passaram a ficar cada vez mais assoberbadas com cada filho adicional.

Por isso, o surgimento de uma outra mulher para ajudar a cuidar dos filhos, neste caso os netos, foi uma enorme evolução.

Mesmo que naquela época as avós morressem cedo, poucos anos após a menopausa, uma diferença de cinco anos já garantia uma vantagem genética significativa.

Essa hipótese da importância das avós, levantada por C.G. Williams em 1957, é contestada por muitos, e provavelmente nunca saberemos o que de fato ocorreu.

Uma possibilidade é que essas avós tenham passado a exercer a função de babás das crianças mais velhas, sem sair da caverna, protegendo os netos dos leões.

Os sintomas de calor que vêm com a menopausa, especialmente no sufocante continente africano, podem ter sido uma forma de obrigá-las a ficar estacionárias.

O mesmo teria ocorrido com os sintomas da osteoporose, que reduzem rapidamente a mobilidade da mulher.

Parte do nosso sucesso como humanos é devido ao surgimento das avós, ao seu carinho e dedicação altruísta ao ajudar as filhas e noras na dura tarefa de criação dos netos.

Por essa razão, mulheres que desenvolveram a menopausa tiveram mais netos do que as mulheres que reproduziram até morrer, e
netos com mais chances de sobreviver. Sem avós, eles estariam perdidos.

Muitas mulheres que se sentem desconfortáveis com a inevitabilidade da menopausa esquecem as raízes genéticas do processo e o recado que ele traz.

A menopausa é o sinal de que chegou o momento de se preparar para ser uma avó carinhosa e prestativa, como antigamente.

Homens não desenvolveram o gene da menopausa. A tão falada andropausa necessariamente não gera um avô.

Não tira a capacidade de reprodução, não os obriga a uma pausa e à reflexão.

Em vez de assumirem a função de avôs, muitos homens decidem ser pais novamente com uma nova mulher.

Perde o novo filho, que não terá um avô, muitas vezes já falecido.

Ou talvez ganhe mais um avô do que um pai, embora a maioria não aceite esta visão.

Alegam que não estão envelhecendo, nós é que vivemos com a mesma mulher.

Perdem também os netos do primeiro casamento, que não terão o avô presente como os avôs de antigamente.

Na mulher, a menopausa deixa essa questão bem clara, sem dúvidas ou interpretações.

Ela passa a ser avó, o que de fato é uma transição, mas uma transição para melhor.

Se você acha que a menopausa vai diminuí-la, que você será menos mulher, fique tranquila.

Você estará é passando para um estágio superior, você estará transcendendo.

Passará a ser uma avó, cujo surgimento foi um dos eventos mais importantes que a espécie humana produziu, e uma das razões de nosso sucesso como espécie.

Só temos a agradecer o surgimento das avós, que cuidaram de nós com carinho e dedicação, em vez de cuidar de mais uma penca de filhos próprios.

 

Publicado originalmente em 2006

 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

3 Responses

  1. Que matéria linda! Mas… tenho visto avós na passarela do samba, namorando meninos, usando shortinhos e fazendo compras em Miami sem ir para a Disney Stephen, pode me explicar isso tb……. bj. M.Alice

  2. Em tempo:
    Como o seu texto é de 2006, sugiro rever a frase – “O mesmo teria ocorrido com os sintomas da osteoporose, que reduzem rapidamente a mobilidade da mulher.”
    Com o alerta precoce dos ginecologistas e/ou outros profissionais médicos é possível prevenir ou reverter a osteoporose com vitamina D e Alendronato de sódio, ginástica e boa alimentação e ser completamente ativa, principalmente pra continuar a ser uma mulher participante e dar a “tal contribuição” como avó.
    Sds.

  3. Só lamento não ter conhecido como gostaria minhas avós, pois hoje vejo o sentimento que minha mãe e minha sogra têm para com meu filho, maior paciência, tolerância, afeto, talvez um simples jeito de apagar alguns dos erros que gostariam de não ter cometido na criação dos filhos ou algo do gênero, mas de forma alguma tira a beleza deste sentimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

A Jornada do Herói

A Acton Academy ensina aos seus alunos que eles enfrentarão na vida ‘A Jornada do Herói’, uma sequência descrita por Joseph Campbell em ‘O Poder

Artigo Completo »