Ser pobre não é o problema.
Se manter pobre pelo resto da vida é que é problemático.
1. Nunca tenha vergonha de ser pobre. É temporário e 99,9% das pessoas na história do mundo começaram como você.
2. Seu objetivo é sair da pobreza, e não ficar chorando ou mostrando que você é pobre por uma injustiça social.
3. Nunca compre produtos de grife. Eles são feitos para novos ricos e pobres que querem mostrar que não são pobres, por terem vergonha.
4. Nunca compre produtos a prazo. Você vai pagar metade em juros e impostos sobre juros.
5. Compre somente à vista, que é a medida correta do que você é capaz de pagar.
6. Compre sempre produtos usados. Esses não pagam impostos como ICMS e IPI. O preço é o que eles valem. Essa é a única forma legal de sonegação.
7. Lembre-se que quem nos oprime é o sistema estatal, que impõe 45% de impostos sobre a nossa renda, obtida pela violência, a violência tributária. O lucro de 5% sobre vendas sobre o que você compra é retribuição pelos serviços prestados, pesquisa e qualidade.
8. É só seguir 5 e 6 que você quadruplica seu poder de compra. Poupe a diferença que em 40 anos você estará rico, numa geração.
9. Nunca compre carro novo. Todo carro novo vira usado no dia seguinte.
10. Nunca aposte na Telesena, no Bicho, nunca acredite que dinheiro vem fácil ou sem esforço. Péssimo exemplo dado por todos os governos de esquerda e de direita.
11. Nunca empreste dinheiro sob nenhum pretexto, especialmente para o governo. Nenhum governo jamais devolveu dinheiro algum na história da humanidade, só deram calote após calote.
12. Nunca seja avalista de ninguém, muito menos sócio minoritário.
13. Nunca namore uma moça mais rica do que você. Você vai ralar anos a fio só para chegar aos pés dela. Escolha uma mais pobre, que vai te amar de paixão, e você irá ajudar na melhoria da distribuição da renda do país.
14. Nunca vote no PT, PSDB, PSOL etc., que vão lhe dizer que você faz parte de uma classe que será pobre para sempre, se não votarem neles. Mentira! Eles sim que estão ficando cada vez mais ricos vide Leticia, Veronica e Gleisi.
15. Nunca contraia uma dívida. Com o tempo você ficará sem histórico cadastral, e aí ninguém lhe concederá um empréstimo mesmo que você por um lapso queira.
16. Poupe 20% de tudo que você ganha, desde o dia 1.
17. Ao receber um aumento, mantenha seu padrão de vida anterior, e poupe mais aí.
18. Aumente seu padrão de vida somente depois da segunda promoção, mas para o nível da primeira.
19. Depois de alguns anos, você e seu cônjuge terão uma terceira fonte de rendimentos, os juros e dividendos: caminho para a classe média.
20. Nunca compre por impulso, só compre aquilo que estiver numa lista de compras feita meses atrás.
21. Nunca compre porcaria. Compre qualidade, mesmo sendo mais caro.
22. Nunca compre o mais barato. O que custa mesmo é comprar o produto errado. Pesquise sempre antes de comprar.
23. Aprenda matemática e contabilidade, você leu três mandamentos a mais do que devia.
É o que nós ricos fizemos.
Não tem erro.
13 respostas
Alguns eu seguia. Mas outros aprendi.
12. Nunca seja avalista de ninguém, muito menos sócio minoritário.
Não posso ter ações na Bolsa?
de ltda.
Professor discordo de vários de seus mandamentos. O objetivo da vida e progredir, viver com conforto mesmo austero e encaminhar os filhos a serem melhores que nós, a próxima geração. Isso não é incompatível com vários dos pecados de
De sua lista.
Parabéns Dr. Kanitz, concordo com todos.
16. Poupe 20% de tudo que você ganha, desde o dia 1.
Se não tem disciplina, faça uma poupança forçada, como um débito automático, pode ser programado na própria conta ou em folha. Assim é mais fácil poupar pois você não vê a cor do dinheiro, nem toca nele.
Podem não concordar com uma ou outra, mas a grande maioria está corretíssima!
Não parece um artigo ou texto escrito por Kanitz, mesmo que algumas frases abordem o assunto de forma objetiva e correta. http://www.altemirfarinhas.com.br
Já sigo a maioria destes conselhos à anos de modo instintivo, e digo que funciona, pois já ultrapassei o meu primeiro milhão em 20 anos de uma vida relativamente regrada.
Prive-se de tudo para juntar bastante dinheiro, assim, seus herdeiros poderão torrar tudo em algumas noitadas…
Verdade, se trabalhamos para ter uma vida melhor hoje, como posso deixar pra viver depois se não sei se estarei viva? Devo buscar sim, sempre melhora, mas usufruindo também. E às minhas filhas desejo deixar uma boa educação, boa formação, para que elas saibam o que fazer na minha ausência.
Olha sinceramente achei uma babaquice ler este artigo, pois ele força um perfil medíocre onde nada é possível e tudo que é possível é a longo prazo!
eu nem irei entrar no mérito de escrever por que discordo pois seria mais uma perda de tempo, ler este artigo já bateu minha cota diária de perda de tempo.
Só vi verdade em não votar na esquerda.