2020 a 2029

Tenho lido páginas e páginas de pessimismo sobre a década perdida, justamente daqueles que nos perderam a década.

Vou colocar somente alguns pontos positivos com relação à próxima década, cheia de problemas não resolvidos por esses mesmos críticos.

1. A agricultura será o motor da economia nessa próxima década.

2. Isso gerará o reverso do êxodo rural que alimentou nossas favelas justamente para suprir a mão de obra para a construção civil.

3. A construção civil vai migrar para o interior, com terrenos mais baratos, matéria-prima ao lado, e mão de obra local.

4. O êxodo das cidades irá reduzir o custo de vida médio das famílias.

5. O comunitarismo que irá surgir, naturalmente irá reduzir custos sociais.

6. O ensino técnico, praticamente inexistente nesse país além do Sebrae, será suprido pelos milhares de cursos técnicos na Net, como “Como consertar o respirador Resmed”, não ensinado pelo Ministério da Educação.

7. A nova geração está sendo estimulada a investir bem mais cedo no seu ciclo de vida, e os day traders logo aprenderão sua lição. Teremos poupança maior em 2029 do que em 2019.

8. Segundo Guedes, haverá enorme influxo de investimentos estrangeiros no Brasil, como já está tendo.

9. Os chineses dominarão 15% das grandes empresas brasileiras, trazendo consigo os conceitos de administração chinesa, mais exigente e eficaz, aliada a uma engenharia integrada com o resto da empresa.

10. O crescimento das igrejas evangélicas, hoje maioria, está introduzindo a ética protestante de trabalho e honestidade.

11. A corrupção será bem menor nessa década.

12. O Ministro Tarcísio está deixando um incrível legado na infraestrutura desse país que beneficiará o próximo governo, algo raro nesse país.

Eu não sou mais especialista nesta área, isso foram algumas anotações que fiz de bate pronto. Devem existir muitas mais.

Façam a sua média com as previsões negativas que estão lendo por aí.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

14 Responses

  1. Excelente Professor. Simples, mas uma obra de arte. O Brasil até 2029 será o maior produtor de alimentos do mundo. A infraestrutura do Capitão Tarcisio vai , em muito, reduzir os custos de transporte dos alimentos. Em 2029 teremos mais de 90% de renovação na Câmara e Senado.

  2. Uma análise rápida, sucinta e objetiva. Pontuo muito bem Professo, parabéns. Serve como um belo início de década mais positiva.

  3. Tem um projeto/idéia que enquadra como luva nos pontos positivos acima: levar metade da água do Dreno Tocantins à bacia do Dreno Parnaíba. Serão 98 metros de elevação da água. Seria um Rio diurno movido pelo sol. Seria para agricultura. Geraria êxodo rural reverso. Exuberante construção no interior. Comunidades poderão ser erguidas. A poupança internacional está sendo avaliada. Para a poupança interna seria um investimento extra. Do Estado seria necessário a desapropriação do novo leito. O Nordeste já tem infraestrutura que pode atender este projeto. Levar água de drenos a outros lugares diferente do mar não é original, uma vez que cria um desenvolvimento fabuloso local. Pergunto: haveria interesse de investidores institucionais Brasileiros a este projeto?

  4. Se tivermos as privatizações dos Correios e Eletrobrás, bem como a reforma tributária em 2021 já teremos o início do ciclo de crescimento mais acelerado da economia.

    Quanto mais tempo a SELIC puder ser mantida a 2% melhor.

  5. Espero que tenhas razão. Não pude ver tais pontos positivos, mas realmente precisamos ver alguma coisa de bom, porque a situação é preocupante.

  6. Caro Mestre Kanitz , tens razão quando dizes que há mais por aí mas suas notas estão corretas . Claro que a intenção foi de salientar as positivas das quais na grande imprensa não vai falar e nem comentar. Mas estou pensando em mais algumas para completar um quadro ao menos de contra ponto com tanto pessimismo e narrativas de insegurança, desesperança e outros que tais. Meu verbo para 2021 é esperançar , esperar agindo , fazendo, e opinando sem medo ! abraços

  7. Professor,
    Excelente texto. Sobre a agricultura, acredito que em breve teremos uma revolução com as novidades que estão vindo: vertical farming permite plantar verduras, legumes, e hortaliças com a mesma qualidade porém consumindo 10% da água e terra e num espaço muito menor do que as grandes plantações. Carnes criadas em laboratório a partir de uma única célula de peixe ou frango cortarão os custos e impactos absurdos que temos atualmente. Enfim, temos muita coisa nova surgindo que deve chacoalhar com velhos paradigmas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados