Se Você Não Trabalha no Depto. de Vendas, Mude de Empresa!

[pullquote]Você não quer trabalhar numa empresa destas.[/pullquote]

Vocês devem ter achado algo estranho na frase anterior, porque eu disse “mude de empresa” e não de departamento.

Claro que eu não estou sugerindo que todos sejam vendedores, o que estou afirmando é que muitas empresas ainda não perceberam, que todos os funcionários precisam saber vender.

Vejam o que me aconteceu só nesta semana.

Liguei para comprar um produto, e a telefonista me disse para ligar mais tarde, que o vendedor estava ocupado.

A telefonista não percebeu que ela não era só uma telefonista, e que fazia parte da equipe de vendas.

Mas esqueceu de conquistar uma cliente dizendo “Me deixe seu telefone que assim que ela desocupar eu ligarei de volta.”

Você não quer trabalhar numa empresa como esta.

Numa outra ocasião um simpático técnico da Globo Net que veio consertar meu Net, percebeu que eu não tinha comprado o conversor HD, e me lembrou que a imagem ficaria n vezes melhor.

“Instale já!” disse eu, 

Infelizmente, sou do depto. técnico.”

Ou seja, a venda estava feita, o cliente com o cheque na mão, e tem que ouvir “telefone para o depto. de vendas”.

Você não quer trabalhar numa empresa destas.

Em empresas administradas por administradores e não por gestores, todos são do departamento de vendas em primeiro lugar.

Algo para se pensar.

 

(Lido por 12 pessoas até agora)

11 Comments on Se Você Não Trabalha no Depto. de Vendas, Mude de Empresa!

  1. De acordo, a empresa tem que tirar toda fricção que existe para ser fechado um novo negócio. No exemplo do professor, o técnico da Net deveria ter um canal direto com a empresa pra lidar facilmente com esse “upgrade” pro cliente, pois ele está na casa à convite da pessoa e é uma oportunidade excelente de fechar novos negócios.

  2. Mas como é difícil fazer os envolvidos pensarem desta forma… tenta-se mas a falta de maturidade e cultura dificulta a aceitação desta poaição mesmo em qualquer treinamento ou nova ideia, Isto deve ser colocado ao candidato no único momento em que está propenso a tomar alguma decisão pro-ativa rapidamente ou seja na dinâmica do recrutamento…triste mas verdade!!!

  3. Kanitz !!!! Otimo !!!! Parabens !!!! Vou usar nos meus treinamentos na Herbalife !!!

  4. o TQC – Total Quality Control prega q numa empresa todos sao fornecedores e clientes ao mesmo tempo. alguem repassa para Vc uma informaçao/produto. Vc acrescenta alguma coisa nela e repassa para frente, formando uma corrente.
    com essa visao fica facil entender q quando recebemos a bola quadrada da´ mais trabalho “trabalhar essa informaçao.
    outro aspecto: é comum falarmos q tal produto nao tem qualidade. é o contrario: todo produto apresenta uma qualidade intrinseca – é isso q ele consegue lhe transmitir, é o limite de sua capacidade . se nao lhe atende esta na hora de procurar outro fornecedor.
    assim entendemos o porque da qualidade dos produtos japoneses, por ex..

  5. Sem duvidas Mestre, O Cliente é a razão da sobrevivencia da empresa, Eu sou administrador de empresas mais tive um grande orgulho de iniciar minha carreira atras de um balcao atendendo cliente.
    Isso abriu minha visão, hoje 10 anos depois, ja aconteceu varias vezes, de que eu estivesse cruzando a loja, com contratos na mão, e algum cliente me para perguntar sobre um produto, sobre preço, sobre qualidade …. e sempre faço o maximo que eu puder para dar toda a assistencia que nossos clientes precisam, levo ele pessoalmente até o vendedor, até o caixa, se eu souber eu mesmo já mostro o produto …. mais não deixo ele sem ser ATENDIDO, pois é esse o segredo, atender, eu posso não vender, mas eu atendo o meu cliente.

    E Reforçando o artigo, infelizemente vejo com frequencia, até vendedores, não querendo atender o cliente.

  6. Espirito voluntarioso ou é nato ou não espere nada mais do que “só faço aquilo para o que sou pago”. Quando o funcionário tem prazer em ser mais útil do que simplesmente fazer a sua tarefa, por iniciativa própria já agiliza para que o cliente seja atendido. Quando a empresa comissiona esta atitude a remuneração funciona como estimulo mas, a empresa concorre com a possibilidade do Desvio de Função, ou seja, o empregado é contratado como instalador mas ao perceber rendimentos maiores com vendas, passa a negligenciar a atividade para a qual foi contratado.

  7. vale a pena pensar no conteúdo e transportar para o nosso dia a dia.

  8. me parece com o Brasil, com os serviços públicos, isso se chama burocracia

  9. Kanitz, parabéns pelo acontecido. Pôde assim nos ajudar a entender que devemos ser vendedores de nós mesmos e de onde trabalhamos!

  10. OFF TOPIC

    Quero parabenizar pelas mudanças no site, estão ficando boas, para ir para o 10 só falta melhorar o design. A qualidade dos textos ainda continuam excelentes

  11. Concordo: não só todos os departamentos são de vendas como todas as atitudes, até as não relacionadas com as empresas, também são. Você está vendendo sua imagem e a si mesmo quando fala com alguém, querendo ou não, ou seja, saber vender não é algo que só vendedores precisam, mas todos assim como diz o texto.

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