Somente Um Político Pode Salvar o Economista, Diz Delfim Netto

 

Tempo de leitura: 1 minuto

 

Não Professor, somente o Administrador pode salvar o Economista.

Eu também trabalhei no governo, no Plano Cruzado, e fiquei estarrecido quando seus “meninos” aumentaram os preços em 34%, num plano que era para acabar com a inflação.

Eles esqueceram, e você também, o “pequeno detalhe” que 80% dos preços são a prazo de um a dois meses, e embutiam uma inflação de 17% ao mês, que com o “Plano” deixaria de existir.

Foi aí que eu cunhei a frase “Não são os grandes planos que dão certo, são os pequenos detalhes”.

O Plano Cruzado de Fevereiro rezava no

Artigo 35. “Ficam congelados todos os preços nos níveis do dia 27 de fevereiro de 1986.”

Eu estava lá e logo mostrei aos seus “brilhantes alunos” que congelar preços a prazo era aumentar os preços, e não congelá-los.

Rapidamente anularam o Plano, e criaram outro publicado no dia 10 de Março de 1986, decreto lei 2284 que começava assim:

“Considerando as sugestões para o aperfeiçoamento das medidas” incluiriam meu “pequeno detalhe” ainda por cima de forma errada.

Vejam.

§ 1º A conversão em cruzados dos preços a que se refere este artigo far-se-á de conformidade com o disposto no § 1º do artigo 1º, observando-se estritamente os preços à vista praticados naquela data, não se permitindo, em hipótese alguma, os preços a prazo como base de cálculo.

Se tivessem consultado o próprio administrador que tentou salvar os economistas do Cruzado, eu teria corrigido para, “e os preços a prazo serão trazidos a valor presente a uma taxa de 17% ao mês”.

O Plano Cruzado morreu no seu primeiro dia.

Incrível a incompetência dos seus alunos.

E você acha que serão os políticos que irão salvar vocês.

Good Luck!

 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

2 Responses

  1. .. Professor, ando meio revoltado com a profissao de Economista nos ultimos 40 anos. veja: o engenheiro faz casas, o medico me prescreve remedios, o advogado me defende perante o juiz, o contabilista traduz todos os numeros da empresa em lucro ou prejuizo. e um Economista contribue com o que para a humanidade ?? provoca desemprego para a massa salarial nao provocar inflaçao, aumenta selic a 14,25% a.a para favorecer os rentistas, eleva juros do cartao de credito a 450% a.a para reforçar provisao de inadimplentes. seriam seres verborragicos e prosopopeiantes ?! para mim os Contatilistas sao o “Cara” e tem poucos na area publica, dai a barafunda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados