O Investimento do Futuro

 

Todo dia alguém me pergunta no que estou investindo porque sabe que eu tenho tido um bom histórico em prever o que será importante no futuro.

O futuro é Private Equity.

Ponto Final.

Mas vamos por partes.

Fundos de Private Equity são investimentos feitos em empresas que em 3 a 4 anos serão os futuros IPOs na Bolsa.

Como todos sabem, IPOs são os melhores momentos para se vender ações, um esforço concatenado por 40 bancos e corretoras para gerar uma mega demanda em cima de um único papel.

Nunca tantos compram ao mesmo tempo como num IPO.

É quando você deveria estar vendendo e não comprando, que é justamente o que os Fundos de Private Equity estarão fazendo.

O segredo que todo mundo sabe, e ninguém segue, é comprar quando ninguém está olhando o papel, quando a empresa sequer é listada na Bolsa, que é o que os Fundos de Private Equity fazem.

E vender justamente quando todos estão comprando.

Fundos de Private Equity compram empresas ilíquidas, em geral 30% a 40% mais baratas do que em Bolsa, justamente porque são ilíquidas e ainda não listadas em Bolsa.

É por isto que os investimentos de PE, a parte verde do gráfico, começa com um valor bem mais baixo do que o Ibovespa.

Você sempre compra mais barato, o que já é uma enorme vantagem com relação a Bolsa.

Melhor ainda.

Ao contrário de Fundos de Ações que só compram e vendem papéis, a preços de mercado, após o IPO, Private Equity compra antes.

Ao contrário de Fundos de Ações que só compram e vendem papéis com base em dicas e relatórios de análise, Fundos de PEs são ativos na administração das empresas, colocam a mão na massa, se envolvem.

Eles ajudam a melhorar a rentabilidade da empresa, em achar parceiros estratégicos, o que aumenta em 20 a 50% o valor destas empresas novatas, e em pouco tempo.

Obviamente, nem sempre.

Bolsa private

Fundos de PE são ativos e não passivos.

Agora vem a parte mais sensacional.

Ao contrário de Fundos de Ações, Fundos de Private Equity VENDEM suas posições NA ALTA.

É o negócio deles, levar um empresa até o seu IPO.

É a ponta final das flechas verdes.

Nem sempre acertam na mosca, mas acertam muito perto, mas sempre vendem na época de euforia, algo que Fundos de Ações não fazem nem querem, porque perderiam o cliente.

Fundos de Private Equity o devolvem no auge da Bolsa.

Você fica líquido quando todo mundo está comprado.

O segredo da rentabilidade superior de Fundos de Private Equity é justamente este.

A opção é sua:

1. Comprar renda fixa sabendo que os juros no Brasil caminham lentamente para 2%, e aí todos os demais ativos estarão caros.

2. Comprar ações que muita gente sabe que o melhor momento da Bolsa foram os últimos 20 anos, nunca mais teremos algo igual, infelizmente.

3. Ou comprar 30% mais barato, melhorar a empresa em mais 20 a 50%, e quatro anos depois, em média, vender justamente na alta, quando todo mundo está comprando.

Fundos de Private Equity são restritos para grandes fundos de pensão, e endowments como Harvard que investe US$ 20.000.000 por vez.

Grandes Fundos de Pensão colocam 10 a 30% em fundos de PE, com tendência a crescer.

Nós pobre mortais temos finalmente uma chance de fazer parte deste seleto grupo.

Através de um Fundo de Fundos de Private Equity, que agrega centenas de pequenos investidores num único Fundo, e este por sua vez investe em 8 a 10 Fundos de Private Equity junto com os grandes.

Com a vantagem de menos volatilidade, e menor risco pela diversificação.

 

(Lido por 124 pessoas até agora)

UA-1184690-14