Planilhas de Gastos

 

10 planilhas de gastos para controlar seu orçamento em 2014 via http://ift.tt/1p3Ml9h

 

E o pior é que todas estas planilhas estão erradas.

Usam regime de caixa e não regime de competência, inventado e usado desde 1300, e ensinado em Portugal desde 1600.

Por isto insisto tanto para que se estude mais Administração do que Economia, especialmente se você quiser ser jornalista ou ter um orçamento equilibrado.

 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

5 Responses

  1. Professor, me permita discordar.
    O que está errado não é o regime em si (caixa ou competência), mas sim nos conceitos que as pessoas não tem sobre eles. Não é porque algo que foi inventado e usado desde 1300 e ensinado em 1600 tenha que PREVALECER.
    Os dois regimes podem caminhar juntos e são interdependentes entre si.

    1. Olá pessoal
      embora, a legislação permita o regime de caixa, este, viola um dos princípios da contabilidade. (http://www.portaldecontabilidade.com.br)
      – O regime de caixa não mostra a realidade concreta da organização.

      Quanto ao regime de competência, o que vale é o fato gerador, ou seja o momento em que ocorreu a despesa ou receita. Isso muda tudo.
      Esta forma possibilita maior estabilidade jurídica para todas as partes envolvidas, pois declara todas as obrigações e direitos da empresa; mostra uma imagem fiel da empresa. É o que prevalece na maior parte do mundo.

      Cabe lembrar que as normas da “nova contabilidade pública” que passam a vigorar a partir de 2015 para toda a administração pública, com a adoção da contabilidade patrimonial, exige-se o regime de competência, possibilitando com isso, maior transparência e controle da gestão pública.

      Essa regra vale também para as nossas “finanças pessoais”. A não ser que queiramos nos enganar ou enganar a outrem….amém…

  2. Concordo com Kanitz. Até que enfim encontrei alguém, que como eu, prioriza uma boa DRE ao invés de um DFC, que só serve para avaliação de empresas para venda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Melhores e Maiores

Em setembro foi lançada a 50ª edição da Revista Exame, intitulada “Melhores e Maiores”, a qual analisa 23 setores da economia e as 500 maiores

Artigo Completo »

Liderança e Seguidança

É totalmente irracional o número de cursos existentes que ensinam Liderança. Mas se nem todos serão líderes, teremos muitos alunos frustrados. Esse é o problema

Artigo Completo »