Somos um País Irracional Devido à Nossa Imprensa

 

O Brasil foi classificado como o segundo pior país do mundo no item “Reconhecimento da Realidade”, pela Ipsos.

Somos uma nação Esquizofrênica, algo que você provavelmente já suspeitava.

Confirma a tese de Timur Kuran, brilhante economista que escreveu Private Truths, Public Lies.

Sua tese é que a cultura, que inclui a imprensa de certos países, cria um ambiente tal que a maioria das pessoas acaba falsificando seus preferências, “Preference Falsification”.

Isso acaba com uma das premissas da Economia, que todos nós temos preferências pessoais e que as seguimos à risca.

Como na escolha de um candidato que nunca foi acusado por corrupção, e outro candidato que representa o maior sistema corrupto da História do Brasil.

39% dos brasileiros obviamente possuem alguma percepção da Realidade e votaram em Bolsonaro.

Mas 61% estão em algum tipo de dissonância com a realidade.

Influenciados pelas Mentiras Públicas disseminadas pela imprensa brasileira.

“Não há provas”, disse Haddad. Claramente um Fake News aceito pelos nossos jornalistas. (O correto seria eles serem o filtro de Fake News e recusarem irradiar essa notícia falsa fabricada por Haddad).

Mas veja o que ocorreu com os 500.000 brasileiros que votaram no exterior, e que não sofrem a influência da imprensa brasileira.

74% votaram no candidato honesto e somente 26% no candidato bandido.

A tese de Kuran se confirma.

A pressão de nossos pares e a influência de uma imprensa disfuncional são capazes de alterar as nossas preferências políticas e econômicas, nos levando a decidir irracionalmente.

Pare de ler jornal, assistir a Globo, ouvir Miriam Leitão e Carlos Sardenberg se você não quer se tornar lentamente um esquizofrênico.

Conselho de amigo.

 

(Lido por 3785 pessoas até agora)

23 Comments on Somos um País Irracional Devido à Nossa Imprensa

  1. “74% votaram no candidato honesto e somente 26% no candidato bandido.”
    Sr Kanitz, quer dizer que o honesto seria Bolsonaro e o bandido seria o Haddad?
    Permanece essa sua opinião depois de apenas 71 dias do governo federal que se mostra uma família tão próxima quanto íntima de milicias do RJ? Donde foram presos os assassinos de Marielle que por uma lógica mais que natural eram vizinhos de condomínio do presidente eleito? Sem falar na vergonha mundial sobre a administração e ministérios, espero que possa ler e responder sobre meu comentário. grato

  2. Concordo! A imprensa podre é que está colocando fogo na fogueira que ela mesma acendeu! Bolsonaro era e continua sendo a melhor opção para o Brasil tentar sair desse buraco em que os corruptos e criminosos o jogaram! E ponto!

  3. Obrigado por citar Timur Kuran e mais ainda pela comprovação do resultado fora do Brasil pelos brasileiros não influenciados. Concordo que a grande impresna quer mesmo só para ela o monopólio do fake news. Por isso a grande campanha contra… país esquizofrênico no sentido de bipolaridade constante…

  4. Dizem que o Brasil não tem as licenças para funcionar como país civilizado.

  5. Totalmente verdadeiro!!! Parabéns pela lucidez do artigo!!!
    A imprensa deprime, coloca medo, é negativa demais.
    O Boechat mesmo disse: “A imprensa noticia o vandalismo, pois gera medo. O medo faz com que as pessoas fiquem em casa. Pessoas com medo não mudam o país.”

  6. Não votei no Haddad pq ele é um corrupto e marxista mas não significa que morro de amores pelo capitão

  7. Esse páis não é um país de esquizofrenicos somos um país que devido ao nosso idioma e o tamanho da sua população ainda olhamos para o nosso umbigo.
    Uma questão que sempre fiz para toda essa classe que hoje se diz liberal porque vocês foram contra a Alca?
    Implantaram a social democracia num país ainda pobre durante a segunda metade do século passado que fez dos políticos os seres mais importantes que é isso que toda social democracia funciona.
    Resultado disso somos um país muito mal administrado e com muitaas teorias economicas.

  8. Não acho que o Bolsonaro seja um santo ou o salvador da pátria mas entre a certeza de um partido podre e bandido preferi arriscar a sorte .

  9. Professor, então eu tenho dissonância com a realidade?
    Eu não votei em nenhum dos dois! Mas deveria ter votado no “Mito” só porque ele parece honesto? Deveria ir contra todos os meus princípios? Deveria me estuprar minha conciencia só por que a turba acredita em milagres, em salvadores da pátria? Seus colaboradores estão exagerando.

  10. Acredito que essas narrativas alienadas que a mídia fez da realidade, são proporcionais a verba que receberam do governo e das empresas estatais. Por isso sou contra que o governo (seja ele qual for) seja o responsável por grande parte do lucro da grande mídia.

  11. nossa Kanitz, minha admiração por vc foi a lona com esse texto
    sobre a quadrilha PT ok
    mas dizer que bolsonaro representa a minima coisa positiva para este país, num texto que fala de “falta de percepção da realidade” é demais
    O primeiro atributo que falta para ele e seus correligionários é justamente doses cavalares de realidade.
    um grupo eleito com uma única plataforma, tirar o PT do poder
    e a população brasileira pode ficar sem qualquer desenvolvimento, quer social, econômico, político…o de ser uma nação vigorosamente desenvolvida.
    Concordamos sobre a a falta de realidade do brasileiros tanto aqui como os que vivem no exterior, que nem deveriam ter votado, pois assumem, de uma realidade vividas em outros países, suas percepções, e votam com a visão de lá nos problemas daqui, não é isso uma falta de percepção da realidade?
    Lamentável esse seu texto,
    e isso quem diz é alguém que lhe acompanha há tempos e para para ler e pensar nos seus textos. Os antigos eram bem melhores

  12. Mais um indicador do envenenamento ideológico que o escritor desta está sofrendo. Seria muito mais produtivo um estudo sobre a situação da Argentina e os erros que esta cometeu.

  13. O que dizer do Laranjal PSL (partido suco de laranja) e o motorista Queiroz. Pena que você não soube ser imparcial em meio de tantos candidatos políticos e midiáticos, Sr. Kanitz, não esperava por essa sua função.

  14. Fundamental, acabar com o voto obrigatório para melhorar a qualidade.
    Diminuir a queda de partidos

  15. o mundo, não só o Brasil, está contaminado por falsas verdades, dissiminadas por jornalistas, economistas, politicos e administradores, como esta do Sr kanitz, chamando Bolsonaro de honesto e Haddad de bandido?. Meus Deus? Aonde chegamaos?

  16. Prezados. O que Vcs chamam de honesto é o candidato que recebeu auxílio mudança, mesmo tendo ganhado e portanto permanecido em Brasília?!? O que chamam de honesto é o candidato que omitiu dados de seu patrimônio na DIRPF??
    Antes que falem, não sou de nenhum partido político, sou do partido da honestidade. É desta forma, não me parece correto esse tipo de matéria.

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14