O Brasil Sai Dessa?

 

Tempo de leitura: 50 segundos

Minha previsão de 15 anos atrás, de que os dois milhões de administradores formados nos últimos 10 anos mudariam a forma de pensar deste país não ocorreu.

Não sei exatamente o porquê.

De fato, nossas escolas de Administração são medíocres.

Os diretores dessas escolas de Administração também são medíocres e sem influência nenhuma.

Nossos professores de Administração são medíocres e desconhecidos para a grande mídia e políticos deste país. 

Cite os 10 professores de Economia conhecidos, e agora cite os 10 melhores professores de Administração do Brasil. 

O Conselho de Administração Federal é uma piada, e o CRA de São Paulo é um feudo há 40 anos de um único professor.

A maioria dos professores de Administração na realidade são engenheiros, como Vicente Falconi, e os donos das quatro melhores escolas de Administração são economistas que nunca estudaram Administração.

Pesquisa em Administração sequer existe, é tudo cópia.

Só agora, 40 anos depois, o departamento de Administração da FEAUSP cria um banco de dados das empresas brasileiras, mas na mão de um engenheiro. 

Por 30 anos, a HSM fazia questão de só promover administradores do exterior que nada conheciam do Brasil. 

Nosso sistema bancário foi totalmente lotado por engenheiros da Poli, e não por administradores financeiros. 

Engenheiros que nada estudaram de Contabilidade, Custos, Estratégia de Empresas, Finanças e Crédito, mas mesmo assim aceitaram os empregos oferecidos movidos pelos seus espíritos animais. 

Como se emprestar dependesse de cálculo diferencial.

Hoje, somente 12% do lucro dos bancos vem de financiamento industrial. Ou seja, mataram nossas indústrias por falta de crédito.

Mesmo assim todos acham normal um país mal administrado, sem pesquisas, sem professores, e sem escolas decentes que ensinem a administrar.

Um desastre sociológico.

 

(Lido por 232 pessoas até agora)

5 Comments on O Brasil Sai Dessa?

  1. Se o Crea multa as empresas que contratam engenheiro se não pagarem R$ 9.000,00 do piso para um recém formado, onde os engenheiros vão arrumar emprego?
    Vão para outras colocações que precisam de gente inteligente e que saiba fazer conta, algo raro no brasil.
    Se quer mudar o Brasil proiba os Conselhos, Ordens, etc. de estabelecerem um piso salarial, tudo na base da livre concorrências. Só assim os engenheiros passariam a trabalhar como engenheiro. Advogados como advogados e médicos como médicos. Principalmente administradores como administradores.
    No Brasil se você quer estragar algo é só fazer uma lei para o protejer. Exemplo tem um lei que proibe derrubar, plantar, colher semente ou muda de mogno, logo nenhum fazendeiro irá deixar crescer nenhum pezinho de mogno. A lei está provocando a extinção do queriam protejer.

  2. a solução é de longo prazo e queiram ou nao virá da EDUCAÇÃO/CULTURA. temos de colocar nossas crianças oito horas por dias nas escolas e tao importante quanto ensinar portugues será ensinar CIDADANIA.
    ensina-los o que é BRASILIDADE, ensina-los a amar este País, ensina-los a fazer sua parte no contexto social …. e o resultado virá com o tempo.
    apos a segunda guerra mundial foi assim que os japoneses reergueram seu país e se tornaram um potencia mundial. foi a partir de 1970 (25 anos depois) que o mundo tomou conhecimento de seus produtos e com melhoramento sistemático são os melhores do mundo. um exemplo !!

  3. Caro Vitor, entendi o seu ponto de vista mas peço, faça um esforço para entender o ponto de vista de Kanitz em seu artigo. Os dados que ele apresenta no artigo são fatos incontestes. Os grandes problemas deste pais passam pela falta de caráter dos políticos (generalizadamente!) e pela falta de bons administradores. Isto é fato. Quer exemplos: educação, hospitais, clínicas, escritórios de advogacia, etc, etc, etc. As grandes empresas de sucesso têm, sempre, em seus quadros, também grandes administradores, além de bons e grandes engenheiros como você. Agora, sem bons administradores a coisa não anda não. Comece a prestar atenção e daqui a alguns anos nos falamos. Abraço.

  4. Sou engenheiro e conheço minhas limitações, mas enquanto administradores pensarem que sabem o que as escolas de engenharia e econonia precisam, não vamos sair de buraco nenhum. Cada um com seu cada qual.

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14