Por Que Não Ensinamos a Pensar?

 

Apesar de Universidades existirem há mais de 700 anos, ainda não ensinamos nossos jovens a pensar.

90% do que realmente se ensina no mundo, é como outras pessoas no passado pensaram, e pior, pensaram os problemas da época.

Bem diferente do que se ensinar a pensar do zero.

Ensinamos as soluções que Karl Marx pensou para resolver o problema x y z? Isso nossos intelectuais sabem de cor, e se dizem intelectuais.

Ensinamos as soluções de Kalecki e Nicholas Kaldor, que  resolveram o problema 1 e 2, como se a história fosse uma eterna repetição dos mesmíssimos problemas. Não é, o mundo nunca teve tanta liquidez.

Por isso ninguém atualmente realmente pensa, especialmente aqueles que se dizem “inteligentes”.

Eu fico abismado com o número de pessoas inteligentes que dizem “por outro lado”, de jornalistas que entrevistam “o outro lado da questão” como se problemas tivessem somente dois lados, e não n lados, e não simplesmente a favor e contra.

É por não saberem pensar que essas pessoas disseminam o ódio, a divergência, em vez da cooperação e resolução amigável de conflitos.

Nossos políticos não pensam, nossos ministros não pensam, a maioria das pessoas em vez de pensarem vão direto para o Google.

Procurar o que outros pensaram sobre um problema do momento.

Nem nossos filósofos, aqueles que mais deveriam se preocupar com o tema “como pensar”, pensam.

A maioria simplesmente mostra erudição, citando Nietzsche, Sartre, Heine, Aristóteles e ponto final.

Em vez de pensarem com o cérebro, muitas das decisões são tomadas visceralmente, emocionalmente, historicamente.

Pior, existem dezenas de cursos sobre Aprendendo A Pensar, mas não temos professores, professores que pensam.

Temos dezenas de cursos de Problem Solving desenvolvidos nos cursos de administração mundo afora, mas não temos professores de administração treinados para darem esses cursos.

Seremos eternos copiadores de soluções prontas, vindas de países totalmente diferentes, com nefastas consequências, porque não ensinamos a pensar, somente a receber soluções prontas, normalmente pelo Estado.

Em 2018 pensem, especialmente antes de votar.

 

(Lido por 1191 pessoas até agora)

UA-1184690-14