Você Seria Um Bom Ministro da Fazenda?

Este é um bom teste para Professores de Administração Econômica aplicarem em sala de aula.

O caso é o seguinte.

Você é o Ministro da Fazenda do Brasil e está preocupado com o futuro, coisa rara, e neste caso com o futuro do sequenciamento do genoma humano, que está caindo violentamente de preço, e em dois anos será acessível para a grande população.

Cias. de seguro saúde já estão se movimentando para sequenciar o genoma de seus futuros assegurados, para poder precificar corretamente o seguro.

Pacientes com elevadas probabilidades de terem certas doenças pagarão mais caro, pacientes com os riscos normais pagarão o preço padrão.

ONGs de consumidores estão se movimentando para proibir que cias. de seguro exijam este teste, e que sejam obrigadas a assumir os riscos inerentes ao seu negócio, sem esta nova informação.

Em princípio, admitindo que você poderá mudar de opinião depois que os estudos preliminares forem concluídos, você hoje estaria inclinado a favorecer as empresas permitindo o teste do genoma de futuros assegurados, ou estaria mais inclinado a favorecer as ONGs com a bandeira da liberdade humana e discriminação contra os geneticamente desfavorecidos?

Que atitude você adotaria?  

Algo para se pensar.

 

(Lido por 18 pessoas até agora)

UA-1184690-14