Se Marx Tivesse Estudado Administração e Não Filosofia

 

Marx, como todo filósofo e jornalista, entendia muito pouco de Matemática ou do método científico.

Mas sabia a regra de 3, e foi com base nela que ele criou o Marxismo.

Seu raciocínio simplório era o seguinte.

Antes da Revolução Industrial um tecelão produzia 1 m2 de tecido por mês, e recebia, digamos um salário de R$ 1.000,00.

Com a Revolução Industrial e a introdução da tecelagem mecânica, o mesmo tecelão passou a produzir 100 m2 por mês.

Karl Marx usando uma simples regra de 3, argumentou que os tecelões deveriam  receber agora R$ 100.000,00 por mês, o valor de 100m2 de tecido produzido.

Para Marx não era o tempo do trabalho do operário de chão fábrica que deveria ser remunerado, mas a soma de tudo que foi produzido pelos operários, pelos vendedores, pelos administradores, pelos contadores, pelos advogados, pelas agências de propaganda, tudo teria de ir para uma única classe profissional, o chão de fábrica.

Também não passava pela cabeça desse filósofo, e dos Marxistas em geral, que produzir 100 vezes mais de qualquer produto reduziria os preços dramaticamente beneficiando a todos, consumidores e trabalhadores.

Não passava pela cabeça que vender 100 m2 por mês exigiria propaganda, vendedores, supervisores, distribuidores, despesas de transporte, estocagem, seguro, assunto que se estuda em administração mas não em Filosofia.

Qualquer um que saiba a regra de 3 pode ser Ministro da Fazenda no Socialismo, como FHC.

Até quando?

 

(Lido por 1014 pessoas até agora)

2 Comments on Se Marx Tivesse Estudado Administração e Não Filosofia

  1. Acho bonito essa valorização dos administradores que você busca. Mas é muito injusto comparar o desdobramento filosófico/econômico de 170 anos atrás na ótica do vivente do século xxi. Falando nisso, onde estavam os grandes administradores da época de 1840? Smith, Malthus, Marx, Keynes, e tantos outros foram gênios e por sua genialidade ficaram na história. É importante conhecer melhor o legado destes antes escrever posts de 100 palavras.

  2. Perfeito….e com a falsa agravante da maior exploração pela maior produção.

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14