Aprenda a Ler Estatísticas

 

Existe até um livro, “Como Mentir Com Estatísticas”, de Darrel Huff, que deve ser lido por todos, justamente porque é lido por muitos.

Aqui vou abordar um aspecto que ninguém menciona, e explica porque temos tantas pesquisas científicas com resultados diametralmente opostos.

Mulheres traem mais seus maridos, do que maridos traem suas esposas.”

Digamos que as estatísticas de uma pesquisa revela que 55% das Mulheres e 45% dos homens traem.

Se você quiser desmentir esta pesquisa, como faria?

Manipular estatísticas, fazer de outra forma, mentir?

Não.

Basta fazer mais 40 pesquisas, com o mesmo rigor das outras.

Explico.

Vejamos o que aconteceria.

A manchete de jornal, que usamos nesta explicação, já é falsa.

As mulheres não traem mais os homens, a manchete deveria dizer:

“De uma amostra de 300 homens e mulheres pesquisados pela Socióloga Tal e Tal, 55% das mulheres traíram contra 45% dos homens.”

Para chegar a conclusão da manchete, de mulheres em geral, teríamos que ter pesquisado todos os homens e mulheres da terra, algo que não aconteceu.

A manchete se refere a uma PEQUENA amostra de homens e mulheres, 0,0001%  do total.

Pode-se tirar uma conclusão assim, de uma amostra tão pequena como esta?

Até que se pode, mas aí o jornalista e o leitor devem ser informados do que chamamos ERRO AMOSTRAL.

A afirmação que mulheres traem mais tem uma possibilidade de erro, de 1 em 20. São os 0,5 em vermelho (5%).

Imgres-1

Mesmo sendo uma AMOSTRA, cientificamente podemos dizer que estamos certos na generalização para a população como um todo.

MAS existe uma chance de 5%, de que homens traiam mais do que mulheres.

Isto porque a nossa amostra não foi fidedigna. Pegamos, por azar, uma amostra onde mulheres traem mais, mas na população como um todo os homens traem mais que as mulheres.

É o erro que vocês já conhecem de pesquisas eleitorais.

Portanto, se fizermos 20 pesquisas parecidas, em 19 teremos que homens traem mais que mulheres, e mesmo assim teremos uma pesquisa séria, de universidade séria, que dará que mulheres traem mais do que homens.

Agora vem a grande sacanagem.

Se você é um intelectual ou jornalista, ou mesmo um escritor mal intencionado, procurando sempre encontrará uma pesquisa que prova justamente o que quer influenciar ao seu desavisado leitor.

Isto lhe permite mentir, cientificamente.

Se existirem 200 pesquisas por aí, e hoje em dia com tantos estudantes fazendo mestrado de fato existem, poderá encontrar 20 pesquisas que provarão o que você quer, e todas falsas, são erros de amostra.

Portanto, é muito importante saber o caráter da pessoa que está escrevendo.

Pesquise antes de ler qualquer coisa escrita por ela.

Saiba se além de Professor Universitário, não é um militante político travestido de imparcial, independente.

Algo Para Se Pensar.

 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

6 Responses

  1. A negação de algumas pessoas de que o atual aquecimento global tem como principal causa a concentração crescente de CO2, é uma prova disso. Existem muitas pesquisas, que apesar de serem minoria (erros de amostra), que desmentem essa tese.

    1. Pegando o gancho… O aquecimento global nada mais é do que a renovação do capitalismo, em que se paga mais caro por um produto “sustentável” objetivando a causa nobilíssima de “salvar o planeta”. O aquecimento global é uma farsa, como tantas outras à nossa frente e não queremos acreditar…

      1. Lula tirou proveito do Aquecimento Global para sair se exibindo com uma mamona que seria a grande vantagem do Brasil para combustível “limpo”. Lula socialista? Bradesco fazia propaganda como “banco do planeta…”.
        O fato de pessoas mal-intencionadas tirar proveito do Aquecimento Global não faz dele uma mentira. Existem “esquerdistas/socialistas” espalhando essa besteira de culpar o capitalismo por tudo, e de inventar teorias conspiratórias, e, quem vai acreditando nesses “socialistas” não passam de clientes indiretos, inocentes que servem para fazer propaganda, ajudar eleger e até difundir mídias que lucram com essa besteira, de forma direta ou indireta, visam o lucro!

      2. A correlação do aumento da temperatura média global com o aumento da emissão de CO2 vem desde a Revolução Industrial, quando não existiam “causas nobilíssimas de salvar o planeta”. Mas é óbvio que existem aproveitadores… de ambos os lados.

  2. Péssimo texto. Antes de escrever é preciso saber um pouco mais sobre estatística, sobre metodologia de desenho de amostra, poder de estudo, Um lixo.

  3. Falar que o CO2 é causador do aquecimento global é a maior falácia. As plantas estão passando fome porque a concentração de CO2 está baixa. É o CO2 que mantem a temperatura da Terra e ele tem uma vida média de 4 dias, já o metano fica meses na atmosfera e tem um efeito estufa 300 vezes maior que o CO2.
    Por que os dinossauros eram enormes? Por que a plantas cresciam muito rapidamente devido a concentração alta de CO2 emitido pelos vulcões. Eles chegavam a 30 toneladas, hoje com as plantas fracas , nosso maior aninal terreste, o elefante, chega a 4 toneladas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados