Trump Reduz Dedução de Juros Imobiliários

 

A crise de 2008 foi um divisor de águas para mim, ao mostrar a total incompetência e incapacidade de análise dos maiores especialistas americanos.

“Quem não analisar corretamente seus problemas irá revivê-los.”

Pesquise na internet e você vai achar que a crise de 2008 foi causada por especuladores, por uma bolha, por bancos que emprestavam para todo mundo, perfeitos idiotas que eram.

Acho que fui um dos poucos a apontar como culpado a política Econômica vigente de “dedução dos juros imobiliários do imposto de renda” como o verdadeiro culpado. O MID, Mortgage Interest Deduction.

Isso provavelmente porque nós brasileiros somos mais aptos a entender os efeitos a longo prazo da inflação, e que juro nominal não é juro.

Mais uma vez, os culpados são as políticas econômicas do governo e não a “exuberância do mercado”, segundo Greenspan.

Permitem o abatimento do IR dos juros nominais, que é um erro elementar, especialmente para pessoas que estavam na faixa de 45% de imposto de renda.

Graças a esse incentivo Keynesiano, não somente o juro real se tornava zero, mas até uma parte da amortização saía de graça.

Para os bancos bastava o tomador não perder seu emprego, e somente 4% o perdiam, que a ciranda funcionava.

Nem entrada seria necessário, o próprio governo pagava a sua casa, ou praticamente 80% segundo meus cálculos.

Mas aí um professor de NY, Daniel Roubini, iraniano e marxista, saiu na imprensa gritando FOGO, afirmando que todos os bancos estavam tecnicamente quebrados, e o pânico ficou disseminado, como no mês passado com o Bitcoin.

Fico feliz que Trump na sua reforma fiscal, reduziu o limite de isenção dos juros nominais para a casa própria, em 25%.

Que somada a inflação de 2008 para cá reduz em 50% esse problema.

Trump não eliminou totalmente esse subsídio, porque o lobby das construtoras e do Partido Democrata, que adora subsidiar o setor, não deixaria.

E a bolha imobiliária está aí novamente como eu previ na época, espero que essa medida do Trump consiga reverter sua explosão a tempo.

Ninguém está dando conta, e se ela estourar também, não haverá QE que salve a economia americana. Isso é muito sério e ninguém está percebendo.

http://www.businessinsider.com/housing-bubble-fed-charts-20…

Para quem está interessado nos princípios da Administração Responsável das Nações eis o que escrevi sobre o assunto em mais detalhe.

http://blog.kanitz.com.br/a-origem-da-crise-mundial/

http://blog.kanitz.com.br/a-crise-keynesiana/

http://blog.kanitz.com.br/culpem-ganancia/

A Little Known Fact, And Good News, About This Crisis
http://www.seekingalpha.com/article/108727

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Como Manipulam o PIB

A maioria dos governantes manipula uma das estatísticas econômicas mais importantes de uma economia, o Produto Nacional Líquido. Nenhum político ou governante sobrevive uma recessão. 

Artigo Completo »