Por Que os Juros São Tão Elevados no Brasil

[pullquote]Artigo do Henrique Meirelles explica direitinho.[/pullquote]

 

 

 

 

“Como não sabemos a cabeça do futuro Ministro da Fazenda, sua incompetência administrativa, só um louco aplica em títulos do governo.”

Nada a ver com ganância e espíritos animais dos capitalistas. É fruto das escolhas que fazemos, colocando professores e permitindo que governos tomem para si a poupança que deveria ser da sociedade civil organizada, não do Estado super desorganizado.

Consequência, não causa – Henrique Meirelles, Folha de São Paulo, 3 de maio de 2015 henrique_meirelles_folha

 

Há cerca de dez anos, importante jornalista me falou que os juros brasileiros eram tão altos que a aplicação em títulos do Tesouro de longo prazo com taxas prefixadas era o melhor negócio do mundo.

Sugeri a ele então que pegasse todo o seu dinheiro e aplicasse nesses títulos.

Ele disse: Eu não, eu não sou louco.

Retruquei: Ué, não é o melhor negócio do mundo?

Ele disse: Mas eu não sei no futuro quem será o presidente do Banco Central, o ministro da Fazenda, o presidente da República, como estarão a inflação e a dívida pública.

Então respondi: Você acabou de explicar por que a taxa de juros no Brasil é tão alta. A primeira coisa a entender sobre o patamar dos juros é que ele é uma combinação de diversos tipos de riscos que influenciam as taxas, como a expectativa de inflação, a solvência do Tesouro Nacional, riscos políticos e cambiais.

Um dos fatores fundamentais é a confiança do investidor de que a inflação estará controlada e na meta nos próximos anos.

Quanto menor essa confiança, maiores tenderão a ser os juros demandados pelos investidores para colocar suas poupanças a serviço do financiamento do país em questão.

Quando assumimos o Banco Central, em 2003, a taxa Selic chegava a 25% e a taxa real (descontada a inflação) de um ano no mercado estava ao redor de 14%. Na medida em que a inflação foi caindo, as taxas caíram de forma consistente dentro dos ciclos monetários até uma taxa real de equilíbrio em níveis abaixo de 6%.

É normal que essa taxa pare de cair e mesmo volte a subir quando há instabilidade inflacionária e aumento das incertezas sobre a trajetória da dívida pública e a capacidade de pagamento do país.

Uma das mais antigas evidências dessa dinâmica ocorreu séculos atrás, quando o Parlamento britânico fiscalmente conservador ganhou poder para elaborar o Orçamento, antes função exclusiva de um rei perdulário.

Os juros começaram a cair e, em algumas décadas, foram de 15% para abaixo de 5%. Esse e outros fatos históricos deixam claro que, ao contrário do que muitos afirmam, a taxa de juros é consequência, e não causa, dos problemas das despesas públicas.

Não há mágica na economia. Países com histórico de hiperinflação e descontroles inflacionários e fiscais recentes tendem a pagar taxas mais elevadas.

Quanto mais o Brasil estabelecer o controle da inflação ancorado na meta de 4,5%, mantiver a dívida pública em níveis baixos e as contas externas controladas, a nossa taxa real de juros tenderá a cair em direção a padrões internacionais, como na década passada.

Ironicamente, as pressões dos que advogam uma queda voluntarista e artificial da taxa de juros contribuem para as incertezas que alimentam essas taxas. 

(Lido por 153 pessoas até agora)

10 Comments on Por Que os Juros São Tão Elevados no Brasil

  1. A questão da relação entre os juros e a manipulação psicoPaTa do Foro de São Paulo, oportunamente focada pelo prezado Vitor, é complexa. Contudo, o coronel Enio Gomes Fontenella, considerado autoridade no assunto desde quando foi diretor de Telecomunicações e Eletrônica do SNI, Serviço Nacional de Informação, consegue resumir décadas de história explicando os bastidores da geo-política escancarando essa questão dos juros elevados no Brasil decorrerem do plano comunista enganando os controladores capitalistas e criando a NOM e o Foro de São http://youtu.be/DkpcAKyO7lY

    O vídeo foi produzido pela Marta Serrat e desnuda o plano comunista de domínio global digno de destaque! onde cada segundo dos seus 50 minutos é valioso para entender TUDO o que está acontecendo! Provavelmente, será um dos melhores investimentos de seu precioso tempo! Nós, os interessados em construir 1 MMM, um Mundo Muito Melhor começamos a perceber estarmos em uma guerra não declarada contra a dissimulada escravidão psicopata.

  2. Prezado Vitor: a questão é complexa para responder em apenas um comentário. Na nossa luta, a principal arma é a verdade! Contudo, o coronel Enio Gomes Fontenella, o ex-diretor de Telecomunicações e Eletrônica do SNI, Serviço Nacional de Informação do governo Figueiredo e considerado até hoje autoridade no assunto, consegue resumir décadas de história explicando os bastidores da geo-política onde ele escancara a questão dos juros elevados no Brasil decorrerem do plano comunista enganando os controladores e criando a NOM e o Foro de São http://youtu.be/DkpcAKyO7lY

    O vídeo foi produzido pela Marta Serrat e desnuda o plano comunista de domínio global digno de destaque! onde cada segundo dos seus 50 minutos é valioso para entender TUDO o que está acontecendo! Provavelmente, será um dos melhores investimentos de seu precioso tempo!

  3. Só entendi o funcionamento do Tesouro lendo no site do Mises Brasil.
    É triste. Há pelo menos quatro formas melhores de gerir a moeda, inclusive adotando um Currency Board ortodoxo e extinguindo o Banco Central.

    Num bom artigo anterior aqui do Kanitz, ele explicou que o Tripé Macroeconômico é bom… para alguns. Para a maioria dos setores, seria interessante cambio fixo, hoje eu entendo.

    Num excelente artigo na Veja, o Sr Kanitz disse que nas certeiras de investimento que ele propõe, não constam títulos do tesouro, porque são imorais. Só agora associei e entendi.

  4. Marcos C Ribeiro 14 dias atrás

    Caro Professor Padilla ,
    O Foro de SP tem muita coisa para ser
    criticada etc… mas o que o foro de SP tem a haver com o acima colocado
    pelo Prof. Kanitz ???

  5. Faz sentido isso? Será que todos os capitalistas entendem e sabem o que vai na cabeça dos presidentes dos bancos centrais ou dos ministros da Fazenda de paises mais sérios que nós?

  6. Que tal a CEF e BB começarem a cumprir seu papel e levar os juros para niveis civilizados?

  7. Caro Professor Padilla ,
    O Foro de SP tem muita coisa para ser criticada etc… mas o que o foro de SP tem a haver com o acima colocado pelo Prof. Kanitz ???

  8. Até aqui nenhum reparo e falando de 10 anos atrás está OK ! Ocorre que estamos hoje incentivando a muitos brasileiros a transferir suas cadernetas de poupança para o tesouro direto , Tesouro Selic etc. e tal … O seu raciocínio de juro alto é válido muito mais agora , porem o fator incerteza de quem será o manda chuva do ministério etc… está pior pois daqui a 4 anos quem sabe ? O a inflação está fora da faixa e subindo ! O meio circulante está em risco e o tesouro em si está com caixa negativo porque o governo gasta mais do que arrecada . Louco de quem aplica no tesouro então ?! … acho que sim … ou ingênuo … ou ignorante….

  9. Criticaram os militares pela dívida externa porque tomaram financiamentos. Omitem terem usado os valores construído as maiores hidrelétricas do mundo como Itaipu e inúmeras outras obras de infraestrutura as quais mantém o país funcionando até hoje.
    Deixaram uma dívida superior a cem bilhões com juros de 2% a 3% ao ano impondo bilhões anuais dolorosos de pagar!
    O Foro de SP quitou, sim, aqueles empréstimos externos cujos juros eram baixos. Contudo, criaram uma dívida interna DEZ vezes maior! A dívida interna da União Federal está em 3,5 trilhões sobre os quais os juros são dezenas de vezes superiores, juros chegando a mais de 100% ao ano, ou seja, a cada ano, a dívida mais que dobra!
    O Foro de SP não fez nenhuma obra de infraestrutura no pais que justificasse decuplicar a dívida. Pelo contrário: falta energia elétrica, a saúde e educação estão sucatadas, não hão mobilidade e nem segurança.
    O dinheiro dos impostos extorquidos do povo brasileiro foi roubado no maior esquema de corrupção da história do Universo pois os psicopatas ajustaram um retorno vultoso, fala-se em 30%, dos lucros desses empréstimos trilhonários. Dai o milagroso enriquecimento bilionário de lula e toda a quadrilha da noite para o dia.

  10. Somos um país que está há apenas 27 anos em construção.
    Antes disso eramos só uma colónia mudando de dono.

Comments are closed.

UA-1184690-14