Por Que a IBM do Brasil Nunca Corrompeu o Governo Brasileiro?

 

A IBM vende computadores ao Governo Federal desde 1962.

O IBGE, a Receita, o Banco Central, a Serpro, o INSS, o Banco do Brasil, todos compraram mega computadores da IBM, e nunca houve uma suspeita de corrupção.

Por que a IBM é diferente da OAS, Odebrecht, e tantas empresas brasileiras?

Eficiência.

A IBM sempre se preocupou em fazer produtos de qualidade, e não subornar governos mundo afora.

A ponto que quando um governo comprava um computador que não fosse da IBM, aí sim havia suspeita de algum tipo de corrupção.

Corrupção é alternativa para empresas incompetentes, que nunca se aprimoraram administrativamente, que nunca treinaram seus sucessores e diretores.

Novamente volto à mesma tecla.

Em 1945, criamos uma lei, a 7988, que extinguiu todas as nossas Faculdades de Administração, para abrir espaço para as Faculdades de Economia criadas por essa lei desonesta e corrupta.

Nossas empresas são ineficientes, mal geridas, dão prejuízo, e aí precisam de um governo corrupto que lhes deem benesses, cartórios, concessões, financiamentos que são na realidade doações, barreiras alfandegárias, e insider information.

Tragicamente ainda achamos que a solução para a corrupção é dar mais poderes ao MP, criar penas mais severas aos corruptos.

Não abrirmos novamente aquelas Faculdades de Administração fechadas pela ditadura Vargas, incentivar empresas familiares a abrir democraticamente seu capital, e o governo ouvir mais administradores profissionais e não esses economistas golpistas de 1945.

Precisamos criar, com certa urgência, empresas eficientes, administradas por profissionais bem treinados, que não precisam da corrupção para sobreviver.

 

(Lido por 1567 pessoas até agora)

UA-1184690-14