Por Que Pessoas Honestas Pagam Mais Impostos

 

O mundo acadêmico está discutindo e escrevendo vários papers sobre como os ricos pagam menos impostos do que pobres. Esquecendo que obviamente quem poupa 90% do que ganha, tipo Warren Buffett, acaba postergando 90% dos impostos sobre consumo, que pobre tem de pagar no ato.

Prefiro discutir outra injustiça social – porque pessoas honestas como você pagam mais impostos do que a média.

Quando se fala que a carga tributária no Brasil é de 37% do PIB, ou do bolso médio do contribuinte, esquecem de dizer o mais importante.

Pessoas honestas pagam 42%, e o mercado informal, o crime organizado, etc que segundo alguns comandam de 10% a 30% do PIB, pagam ZERO ou praticamente ZERO.

Tem mais.

Os juros são altos no varejo, muitas vezes maior do que a Selic do Banco Central, porque pessoas honestas pagam os juros dos caloteiros. Pagam também o IOF do caloteiros e uma série de impostos embutidos nos juros.

A eletricidade no Brasil é cara porque contém 35% ou mais de impostos, e os honestos é que pagam. Os gatunos que criam gatos sem pagar, ficam de fora.

Os corruptos pagam zero de impostos, e os partidos políticos pagam zero de imposto sobre as suas contribuições de campanha. Isto faz uma diferença.

Karl Marx previu que o Capitalismo seria cada vez mais concentrado, e um dia teria um punhado de capitalistas, facilmente destituíveis.

O que ele não previu é que a renda seria cada vez mais concentrada pelo Estado, que hoje controla praticamente 60% da economia brasileira, e impostos pagos por um grupo cada vez menor de pessoas honestas.

Bastará um dia fazermos a Greve da Honestidade, onde os honestos deixariam de pagar impostos, que tudo iria ruir ladeira abaixo.

 

(Lido por 68 pessoas até agora)

UA-1184690-14