Por Que Pessoas Honestas Pagam Mais Impostos

 
O mundo acadêmico está discutindo e escrevendo vários papers sobre como os ricos pagam menos impostos do que pobres. Esquecendo que obviamente quem poupa 90% do que ganha, tipo Warren Buffett, acaba postergando 90% dos impostos sobre consumo, que pobre tem de pagar no ato.
Prefiro discutir outra injustiça social – porque pessoas honestas como você pagam mais impostos do que a média.
Quando se fala que a carga tributária no Brasil é de 37% do PIB, ou do bolso médio do contribuinte, esquecem de dizer o mais importante.
Pessoas honestas pagam 42%, e o mercado informal, o crime organizado, etc que segundo alguns comandam de 10% a 30% do PIB, pagam ZERO ou praticamente ZERO.
Tem mais.
Os juros são altos no varejo, muitas vezes maior do que a Selic do Banco Central, porque pessoas honestas pagam os juros dos caloteiros. Pagam também o IOF do caloteiros e uma série de impostos embutidos nos juros.
A eletricidade no Brasil é cara porque contém 35% ou mais de impostos, e os honestos é que pagam. Os gatunos que criam gatos sem pagar, ficam de fora.
Os corruptos pagam zero de impostos, e os partidos políticos pagam zero de imposto sobre as suas contribuições de campanha. Isto faz uma diferença.
Karl Marx previu que o Capitalismo seria cada vez mais concentrado, e um dia teria um punhado de capitalistas, facilmente destituíveis.
O que ele não previu é que a renda seria cada vez mais concentrada pelo Estado, que hoje controla praticamente 60% da economia brasileira, e impostos pagos por um grupo cada vez menor de pessoas honestas.
Bastará um dia fazermos a Greve da Honestidade, onde os honestos deixariam de pagar impostos, que tudo iria ruir ladeira abaixo.
 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

12 Responses

  1. Kanitz, você tá de brincadeira, cobrar imposto de honesto é imensamente mais fácil do que tirar doce de criança.
    Enquanto existir honesto que banque a festa, para que se preocupar?
    E se os honestos resolverem gritar, o que não vai faltar é sonegador e isento pondo a mão na nossa boca.
    Clube de futebol não paga imposto, qual a razão? Eles tem que gastar rios de dinheiro com contratações de jovens que nem ai com estudo e estes farão o maior bem a nação, manterão o factóide inútil do noticiário esportivo alimentando a mente vazia dos brasileiros.

  2. Bom pelo que entendi, você está afirmando que só quem paga impostos são os ricos, pessoas honestas, que trabalharam muito etc. Os menos favorecidos são os gatunos pessoas desonestas, que não pagam seus impostos. Sempre liseus artigos poré, ultimamente tem escrito alguns artigos, está explicito seu caracter burguês de extrema direita.

  3. Kanit, voce já deve ter percebido como gostamos de vitimizar certos tipos de pessoas, como usuários de drogas, pobres, criminosos etc. Criminoso só é bandido até ser preso, depois de preso já é reeducando. Veja a dificuldade para se cobrar um devedor. Os desonestos se infiltram nestas benevolencias humanitárias.
    O Ivanildo, pelo seu comentário me parece um socialista ferrenho. Gostaria de pedir a ele que lesse um texto que escrevi sobre pobreza e capitalismo: noi-scheffer.blogspot.com
    Por aqui os honestos são pouco valorizados ou mesmo masacrados. O honesto cumpre a lei e o desonesto burla. Fica tudo muito mais fácil para o desonesto.

  4. É um Estado injusto, que pune os bons.
    Uma pena! Seríamos o país mais rico do mundo se o governo deixasse o povo trabalhar…

  5. Meu sonho é um dia centenas de milhares de cidadãos de classe média queimarem suas declarações de IR em uma grande fogueira no Vale do Anhangabaú. Seria épico. Eu só tenho medo do tipo de reação que brotaria do governo desesperado.

  6. O socialismo precisa do “estado” para sobreviver, hoje conhecido como INTERVENCIONISTMO. O que precisamos fazer é lutar contra o tamanho e as funções que ele desempenha. Lutar por LIBERDADE E SEGURANÇA, que deveria ser as verdadeiras atribuições do estado, quanto as demais atividades, a sociedade já demonstrou que é melhor em resolver os seus problemas. Sugiro aos que querem conhecer o caminho, ler os livros de LUDWIC VON MISES, que infelizmente em nossas universidades foram abolidos.

  7. Por que entra e sai governo e não se faz a necessária REFORMA TRIBUTÁRIA? O Brasil para crescer precisa desonerar aqueles que geram trabalho e o próprio trabalhador e não ser apenas um dos países que mais arrecada impostos. Sou favorável que meu imposto sirva para auxiliar o Estado a prestar ao cidadão serviços de atendimento básico em saúde, educação e segurança, mas na prática isso acontece? Onde vai o meu imposto? Alguém sabe me dizer?

  8. Bem, pelo que tenho acompanhado as matérias do Prof. Kanitz ele apenas iníciou este post dizendo que entrou na moda dizer que os ricos pagam menos impostos e que deles devem vir a contribuição para resolver os problemas, como Obama tem feito nos EUA, porém já postou materias mostrando que ao contrário do que dizem os ricos não pagam menos impostos, pagam mais, salvos em casos como este do Warren Buffett que poupa 90% do que ganha e protela o pagamento do imposto cobrado no consumo, o que não pode ser feito pelos pobres.
    Pagar impostos em nosso país é revoltante, muito, por vários fatores, como por exemplo o fato de o brasileiro ter mania de querer ser mais esperto e sempre arrumar um jeitinho, desta forma o bolo nunca é dividido para todos e sobram para os honestos, independete da classe social pagar esta alta conta que é a carga tributária em nosso Brasil, o fato de nossos politicos se omitirem, roubarem e desviarem o dinheiro que deveria retornar ao povo contribui muito para que os honestos fiquem cada vez mais descrentes e queiram também deixar de pagar a conta, politicos ladrões deixam sempre a conta pro povo, partidos politicos também, dentre tantos outros, restando cada vez menos pessoas para pagar a conta.
    Vários fatores deveriam ser abordados, como voto facultativo, redução do número de Deputados Federais, Estaduais e os Vereadores, acesso a cargos públicos exclusivamente por concurso, reduzir o número de ministérios, ampliação do ficha-limpa, cadeia imediata para quem desviar dinheiro público, atualização dos códigos penal e processo penal, redução dos 20.000 funcionários do Congresso e o fim de financiamento público das campanhas…temos muito a fazer e ainda mais.
    Parabéns Kanitz pelos ótimos textos, fiquei preocupado com teu desanimo no último post em relação aos administradores, sou engenheiro e penso em fazer uma pós em administração motivado principalmente pelo seu olhar.

  9. Caro Kanitz,
    Sou micro-empresário desde 1997, e faço parte dos poucos que conseguem sobreviver além dos primeiros anos. Pago religiosamente em dia todos os impostos, pessoa física e jurídica. Não compro e não vendo nada sem nota fiscal.
    Meu contador diz que sou um dos poucos clientes que não se incomoda em pagar impostos. E realmente isso não me incomoda nem um pouco.
    O que me incomoda, e muito, é ver que o imposto que pago é mal utilizado. Mas isso não é justificativa para que me torne um sonegador.
    Um noite de sono tranquila, com o sono dos justos como diz o dito popular, vale muito mais de uns trocados.

  10. Se a maioria das pessoas continuarem preferindo comprar produtos do comércio informal, essa realidade só tenderá a se fortalecer.

  11. Antes de colocar minha opinião, gostaria de citar um exemplo besta de arrecadação de impostos em nosso cotidiano. Em 09/06/2004, a Agência Brasil, agência de notícias de propriedade do Governo Federal, divulgou nota esclarecendo que os Estados receberiam 29% do Cide, o imposto sobre combustíveis que nós pagamos toda vez que abastecemos o carro. Este percentual, conforme a Emenda Constitucional nº 44, de 30 de junho de 2004, seria destinado a “financiar programas de infra-estrutura de transportes”, ou seja, dentre outras coisas relacionadas, à manutenção e recuperação das rodovias estaduais.
    Considerando que só em 2009 o Governo arrecadou de Cide R$4,5 bilhões só dos nossos bolsos, e que em São Paulo pagamos pedágio toda vez que nos deslocamos para outro município fora da região metropolitana (e mesmo dentro da cidade, vide Rodoanel), pergunto eu: para onde vai toda essa dinheirama?
    Isto é bitributação! E acontece a toda hora!
    Se eu visse um movimento em que grande parte da população se propusesse a simplesmente deixar de pagar os impostos (talvez, como o Felipe falou, em um ato simbólico e relevante, queimar seus impostos em praça pública), com certeza eu estaria ali jogando o meu IR.
    O que sinto falta é de um sentimento de coletividade em nosso país. Milhares, ou milhões de pessoas agindo pra valer em prol de um bem comum, sabendo que somente desta forma ocorrerão mudanças de fato.
    O único sentimento de coletividade efetivo que vejo em nosso país ocorre de 4 em 4 anos…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados