O Grande Erro da Ditadura Militar

 

Uma semana depois de assumirem o governo, os militares patrocinaram uma emenda constitucional número 9, que se tornaria o maior erro deles.

Promoveram a emenda constitucional número 9 de 22 Julho de 1964, e logo aprovada 81 dias depois, que passou a obrigar todo jornalista, escritor e professor deste país a pagar imposto de renda, algo que nenhum destes faziam desde 1934.

Este é um dos segredos mais bem guardado pelos nossos professores de história, a ponto de nem os novos militares, jornalistas, professores de história e escritores de hoje sabem o que ocorreu de fato.

Os militares terminaram com o Artigo 113 n 36 da Constituição de 1934 e o mesmo artigo 203 da constituição de 1946.

“Nenhum imposto gravará diretamente a profissão de escritor, jornalista ou professor.”  

Por 30 anos foi uma farra, algumas faculdades vendiam diplomas de jornalista “até arcebispo era jornalista.” 5

Só que com esta medida os militares de 1964 antagonizaram, em menos de dois meses de poder, toda a elite intelectual deste país.

Antagonizaram aqueles que até hoje fazem o coração e as mentes das novas gerações.

Estes, obviamente, se revoltaram imediatamente, afinal “A maior parte da grande imprensa participou do movimento que derrubou o Presidente João Goulart e foi, sem dúvida, um dos vetores de divulgação do fantasma do comunismo”, vide João Amado – Historiador.

“Grande parte dos jornalistas que tiveram suas crônicas coletadas para este livro, Alceu de Amoroso Lima, Antônio Callado, Carlos Drummond de Andrade, Carlos Heitor Cony, Edmundo Moniz, Newton Rodrigues, Otto Lara Resende, Otto Maria Carpeaux, entre outros, foram aqueles que logo se arrependeram do apoio dado ao golpe.”

“Jornalistas que apoiaram o golpe de 64, antes dele fazer aniversário, já eram adversários do regime que ajudaram a instalar”, continua Alzira Alves.

“Ao perseguir figuras que nada tinham de comunistas ou subversivas, eram apenas liberais e até apoiaram o golpe, a ditadura, por assim dizer, perdia a razão.”

De fato, comunistas são contra uma sociedade de classes, privilégios classistas, e renda mal distribuída para algumas classes.

Quem se considera superior, a ponto de não pagar imposto de renda, não é socialista muito menos comunista.

Mas notem que Amado, professor de História, considera ter que pagar imposto de renda uma “perseguição” classista.

Antonio Calado, professor, escritor e professor escreveria:

“O Golpe foi certo, mas seus desdobramentos errados”. Calado se tornou um de seus grandes opositores, um ano depois.

Se os militares fossem de fato de direita, como jornalistas, professores de história e escritores não pararam de divulgar, eles provavelmente teriam incluído nesta lista classista.

Razões e apoio para isto não faltavam nos primeiros dias do “Golpe”.

“Golpe” de mau gosto, de fato.

Os militares traíram justamente quem os haviam inicialmente apoiado.

E não há ninguém mais odiado neste país que um traidor.

Jornalistas também não pagavam imposto predial1, imposto de transmissão1, imposto complementar2, isenção em viagens de navio, transporte gratuito ou com desconto nas estradas de ferro da União, 50% de desconto no valor das passagens aéreas e nas casas de diversões. 3,4

Devido a estas isenções na compra de casa própria, a maioria dos jornalistas tinha pesadas dívidas, e a queda de 15% nos seus salários causou sérios problemas financeiros e familiares.

Some-se a inflação galopante que se seguiu, o baixo crescimento do PIB, e levaria uns 10 a 15 anos para jornalistas, escritores e professores recuperarem o padrão de vida que tinham antes do duro “golpe” financeiro que os militares causaram.

Não é de se espantar que passado 50 anos os militares continuam sendo perseguidos por comissões da verdade, reportagens, e tudo o mais, apesar dos militares hoje serem outros.

Foi uma desfeita e tanto. Colocaram estas classes a nu.

Nenhum jornalista, professor ou escritor, nem mesmo os de esquerda escreveram um artigo sequer contra este privilégio que desfrutavam que durou quase 30 anos.

Enquanto IPI e ICMS pagos pelas empresas servem para financiar infraestrutura, estradas, portos, etc, é justamente o imposto de renda que usamos para reduzir a pobreza, cuidar dos inválidos, pagar o Bolsa Família.

Dispensar jornalistas cegos, professores paraplégicos, escritores com deficiências mentais de pagar imposto de renda seria mais do que justificável, afinal são estes que merecem ajuda para poderem competir com jornalistas, professores e escritores de posse de tudo que é necessário para serem autossuficientes do estado.

Mas é justamente o imposto de renda que nossos intelectuais brilhantemente conseguiram burlar, e por sinal reclamam até hoje.

Em 2013, a Revista Exame da Editora Abril, comenta esta isenção da seguinte forma.

A isenção (infelizmente) foi revogada em 1964, por meio da Emenda Constitucional nº 9 de 22 de julho de 1964.

Alberto Dines, do Observatório de Imprensa, em 2012 comenta:

“Getúlio, muito inteligentemente, atuou para melhorar o padrão social do jornalista. A legislação do Getúlio deu grandes vantagens.”

Em discurso no dia do Professor na Associação do Ensino Superior, conclama:

“Os professores mais antigos devem sentir saudades dos tempos em que os professores eram realmente respeitados e valorizados, como acontecia, por exemplo, durante a vigência da Constituição Federal de 1946 artigo 203.

Por que então os militares foram tão burros, segundo Alberto Dines, de se indispor justamente com a imprensa?

De serem acusados de desrespeitar e não valorizar os professores deste país?

Por que foram fazer esta medida logo no início, quando ainda estavam com outros problemas para resolver, e não cinco anos depois?

Duas possibilidades.

Uma é que este privilégio classista estava na garganta de todo militar, advogado, médico, enfermeira, bombeiro, policial, pela sua hipocrisia e pelo seu abuso onde até arcebispo estava sendo beneficiado.

A segunda hipótese, é que Castelo Branco de fato pretendia ficar 18 meses, somente até o fim de mandato de João Goulart.

Tanto é que manteve o Congresso, mudou algumas leis como esta, e aboliu 13 partidos, achando que o problema do Brasil era a profusão de partidos, e que a solução seria forçar a ter dois, como na maioria dos países do mundo.

Prever o passado é um exercício fútil, mas se os militares tivessem sido mais maquiavélicos, não teríamos a reação contrária que surgiria anos depois, quando o imposto de renda de fato começou a ser cobrado.

Os poucos jornalistas de direita da época, ficaram mudos e inertes. Os jornalistas de esquerda tinham razão, e puderam exercer o seu papel de oposição e influenciar toda uma nova geração de jornalistas.

E foi esta súbita mudança de tom dos jornalistas, professores de Sociologia, História, Política e Ciências Sociais, que assustou a ala mais radical do Exército a não devolver o poder como Castelo pretendia e ficar 21 anos.

Me lembro de que na época de se propor uma nova constituinte ou não, para derrubar a Constituição de 1967 votada na época dos militares, vários professores de Ciência Política sugeriram que deveríamos é reinstituir a de 1946.

Na época eu não sabia deste artigo 203.

Quero deixar bem claro que não conheço nenhum militar, jamais fui procurado na vida por um militar para discutir assuntos de administração, professor que era.

Tudo aqui é fruto de pesquisa na Internet, que quatro anos atrás havia uma única referência, muito pouco para ser prova histórica. Hoje já temos umas 34 referências, é só pesquisar o trecho da Constituição suprimido.

Para os militares se redimirem e reerguerem a imagem do Exército e das Forças Armadas, seu orçamento e capacidade de combater o narcotráfico internacional e outros problemas, acho que deveriam ser também tão cínicos quanto e assim proporem a volta do artigo 203.

E desta vez, para garantir que ela nunca mais seja revogada, incluir a classe de militares, já que ética no Brasil não vale para nada.

art 203. “Nenhum imposto gravará diretamente a profissão de escritor, jornalista, professor, militar, médico, enfermeira e policial.”  

Algo para os jovens militares, jornalistas, médicos, enfermeiras pensarem.

1 Art 27 – Durante o prazo de quinze anos, a contar da instalação da Assembleia Constituinte, o imóvel adquirido, para sua residência, por jornalista que outro não possua, será isento do imposto de transmissão e, enquanto servir ao fim previsto neste artigo, do respectivo imposto predial.

2. LEI Nº 986, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1949.

3. Jânio de Freitas  “Até a década de 60, os jornalistas gozaram do privilégio, por exemplo, de não pagar Imposto de Renda e de só pagar 50% das passagens aéreas. Uma das consequências, para citar uma de tantas, era o grotesco princípio de gratidão que proibia publicar-se o nome da companhia de avião acidentado.”

4. Alberto Dines “O Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro era uma agência de viagens. Era uma corrupção tremenda.”

5. O Luto dos Jornalistas Em Santa Catarina, antes da regulamentação, todo mundo era “jornalista”. Queriam os privilégios da isenção do Imposto de Renda e desconto de 50% nas passagens aéreas. Até o arcebispo tinha carteira de jornalista.

 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

37 Responses

  1. Parabéns pelo artigo. Muito esclarecedor. Só acresço que o maior erro dos milicos foi atropelar o regime demócrático, o mais foi consequência.

  2. Conheço um jornalista, hoje já de bastante idade, que odeia os militares de forma visceral, nunca entendi o porque, agora descobri. Pelo menos para mim ele foi posto a nu.

  3. 0 maior erro dos militares foi o de servir de instrumento para as satisfações privadas de uma velha elite aristocrática que não se conformava com o cenário de inovações tecnológicas, sociais e econômicas já anunciadas no final dos anos 50 e inicio da década de 60. O Brasil precisava a qualquer custo, ficar fora deste cenário mundial, que ameaçava a aristocracia improdutiva do país. Os militares fizeram o serviço sujo de jogar o Brasil no ostracismo por mais de duas décadas. Ficamos na Idade da Pedra.

    1. claro , com infraestrutura que nos segura até hoje ? temos que repensar , o nacionalismo e o protecionismo talvez fora o custo dessa estruturação que possibilitou a indústria nacional de hoje , que nao é nem de longe competitiva com o custo.

    2. Deixe de ser analfabeto funcional e político. Se os militares não tivessem dado o CONTRA golpe hoje nós estaríamos tão atrasados quanto Cuba. Não diga bobagem. Dá desânimo ver o nível de analfabetismo funcional de pessoas como você que ignora a própria história e se mostra um alienado aos fatos. Veja Cuba como é hoje. Mas você acredita em professores mal intencionados e marxistas, o que dá na mesma, e acha que os militares tomaram o poder porque quiseram e não porque foram obrigados. Prefere acreditar no conto de fadas dos esquerdistas canalhas como esses cheios de privilégios do texto.

  4. Excelente trabalho histórico, parabéns. Embora concorde mais com o Andre Trindade sobre o grande erro dos militares.

  5. O evento político de 1964 não foi um golpe militar. Foi um golpe das elites capitalistas que usaram os militares para o controle social. Se por um lado, o Golpe de 1964 foi o resultado de uma opção pela adesão do Brasil à órbita imperial dos
    Estados Unidos e pela adesão ao neocapitalismo liberal americano, opção esta,
    estimulada pelo temor em relação ao incômodo social suscitado pelos movimentos
    nacionalistas latino-americanos de modernização e reforma que se cumpria
    revogar e, dos quais, João Belchior Marques Goulart era um dos representantes
    no Brasil. De outro lado, pela mentalidade colonial dos técnicos brasileiros
    formados na escola do neocapitalismo liberal americano, os quais conduziam uma
    política econômica desenvolvimentista voltada para a industrialização do país,
    condicionando-a à boa vontade e aos interesses estratégicos dos Estados Unidos,
    o grande financiador do sistema interamericano. (PEDROSA, 1966).

  6. Quer dizer que a democracia está reinando hoje né?
    Os mesmos bandidos daquele tempo estão nos governando , parece que vocês gostam mesmo de levar sipozal na bunda.

  7. Não concordo com isenção de imposto para classe nenhuma. Devemos parar de pedir privilégios para qualquer classe. Seja professor, jornalista, médico, juiz, político ou militares. Todos deveriam ser tratados de forma igual. Nossa história merece ser conhecido de forma ampla. Observando todos os fatos e todos os lados Para não ficarmos bancando de idiotas, buscando culpados. Precisamos entender que somos um povo e precisamos nos unir para construirmos soluções e não buscar acirrar brigas e divisões da nossa nação. Enquanto estamos procurando saber quem é coxinha x Mortadela ou a favor dos militares x comunistas os políticos estão unidos fazendo churrasco com nosso dinheiro e rindo da nossa cara.

  8. Finalmente descobri porque as velhotas do CPP (Centro do Professorado Paulista) odeiam tanto os militares. Obrigado por nos esclarecer de forma tão límpida. Abraços.

  9. E o mais interessante é que não foram os militares que editaram a Emenda Constitucional nº 9, de 22.7.1964 (que em seu artigo 3º deu nova redação ao artigo 203 da Constituição Federal de 1946), e sim as Mesas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Vejam em “http://www2.camara.leg.br/legin/fed/emecon/1960-1969/emendaconstitucional-9-22-julho-1964-363037-publicacaooriginal-1-pl.html”.

  10. Excelente.
    Mas vamos dar um desconto aos militares pois não eram políticos de partido, não eram administradores.
    então vamos levar em conta que menos de 2% da população tinha nível superior. o jornalista profissional era raríssimo, muito melhor, e não era regulado pelo governo. Tinha as Associações de Imprensa, sociedade civil simples…
    enfim… outros tempos.

  11. Li todos os comentários e fiquei triste ao perceber como tem pessoas que não conseguem entender um texto simples.
    Eu já havia lido algo sobre isto em um livro de história. Agora dá pra entender perfeitamente o porquê de tanta ira. Os militares acabaram com a festa.

  12. Dr Kanitz, com a mesma propriedade jornalística, fale sobre os descalabros da ditadura:as perseguições polo, torturas, corrupção, o favorecimento das grandes empreiteiras, propagandas enganosas de crescimento, etc.

  13. Já ouvi dizerem que os militares atrasaram o país, que houve uma ditadura, que a comissão da verdade poria tudo isso à limpo.
    Mas, até agora não disseram que numa ditadura existe um personagem que apeia no poder e jamais o larga (Fidel, Maduro, Chavez, Stalin, Mao, Idi Amim, Muamar e outros)
    Sendo que tivemos cinco presidentes no período militar.
    Então, acredito por definição, que devesse corrigir o termo “ditadura militar “ por intervenção

  14. No período militar havia respeito aos professores, família e autoridades.
    Não conheço nenhum militar que tenha ficado rico.
    Ao contrário de hj !!!!!
    Além do PIB brasileiro ter alcançado o maior índice “nunca visto na história deste país “

  15. Obrigado pelo esclarecimento. A verdade precisa vir a tona e pessoas que a trazem como você precisam ser preservadas e incentivadas a continuarem. Obrigado

  16. OS DOIS MAIORES ERROS DOS MILITARES FOI, NÃO TER MATADO TODOS ESSES QUE TOMARAM O PODER E ACABARAM COM O BRASIL , O OUTRO TER ESTADIZADO DE MAIS O BRASIL DE RESTO FOI ÓTIMO .

  17. O Brasil não tem relatos de sua HISTÓRIA verdadeira, somos ensinados via ESTÓRIAS, um dia, quem sabe, a Nação deixará de ser tão mal educada.
    Um povo não merece viver de lendas e mentiras.

  18. Interessante! Desconhecia mais este aspecto da grande mentira que foi a Revolução de 1964! Além, dessa facada contra os jornalistas, segundo consta foram os militares que passaram a obrigar o curso superior para quem quisesse usar o título de jornalista.

  19. I do believe all of the ideas you’ve introduced in your post.

    They’re very convincing and can definitely
    work. Still, the posts are too brief for beginners.
    May just you please prolong them a bit from next time?
    Thank you for the post.

  20. Confesso que fiquei surpreso com essa imunidade concedida aos jornalistas, escritores e outros . Qualquer governo que tirasse essa regalia cairia na desgraça para sempre, faz sentido. Tem que ser muito macho para enfrentar toda essa irá. E o governo atual ainda escancara que vai mexer no monopólio da Globo. É muito doido. Ainda bem que apareceu a tal da Internet que proporciona esse mundo de conhecimento antes omitido pela mídia unilateral.

  21. Acredito que se os militares não tivesse tirado os privilégios dos Professores, Jornalista e Escritor,o Brasil teria tomado rumo diferente.tenho certeza..pra melhorar.

  22. Acredito que se os militares não tivesse tirado os privilégios dos Professores, Jornalista e Escritor,o Brasil teria tomado rumo diferente.tenho certeza..pra melhorar.

  23. O Prof Kanitz fez uma descrição sem reparos. Alguns não entenderam porque falou “erro” aliás nem todos são providos de inteligência. Criticas sobre o período em que os militares eram eleitos pelo Congresso sempre terão pelas visões obtusas dos privilegiados, vagabundos, aproveitadores e sonhadores do totalitarismo esquerdista manchado com o mecanismo da corrupção que deseja manter sempre o povo analfabeto e massacrado para assim fazerem promessas para se elegerem e viver as custas do REAL TRABALHADOR.

  24. A verdade é só uma que ninguém fala. Primeiro os militares assumiram o comando do país por pedido do próprio povo que estava apavorado do Brasil se tornar um país comunista. Segundo as nossas Forças Armadas nunca iriam permitir que o Brasil se tornasse um país comunista. Aí passaram os anos e povo como sempre em determinado momento tem uma crise de amnésia e esquece tudo, até o que vinha lhe causando terror, ou seja, do Brasil se tornar um país comunista. Começaram os movimento de diretas já e os militares devolveram o comando do país para os civis. Aí os mesmo que no passado tentaram transformar o Brasil num país comunista, começaram a pregar uma falsa Democracia e conseguiram enganar o povo e chegaram ao poder e nós vimos no que deu, ou seja, o país se transformou num mar de lama, foi só corrupções, falcatruas e desvios do dinheiro público, ao ponto de levar o pais à maior miséria nunca vista no Brasil e ainda não satisfeitos, quebraram a maior estatal do Brasil, a Petrobras. Aí o que o povo fez, colocou um ex-militar para trazer o Brasil para os rumos do desenvolvimentos e crescimento econômico. Agora que não vai ser fácil isso, nós sabemos, até porque, foram mais quatorze anos de um desgoverno nunca visto na política brasileira.

  25. Os militares fizeram o que tinha que ser feito, afinal,nenhuma categoria pode sentir-se superior a outra, de querer privilégios diferente das demais, pronto falei!

  26. Está explicado o porque destas classes terem esta postura de esquerda.
    Não é por ideologia marxista sacramentada, mas por características que estão no DNA do ser humano.
    ” Cuore a sinistra, portafoglio a destra”.
    (Coração à esquerda, carteira à direita)

  27. Parabéns pels esclarecimentos. Como se vê somos um país de oportunistas acima de tudo por que não deveriam pagar impostos, afinal não somos IGUAIS perante a lei ?
    De acordo só de uma colocação: REGIME MILITAR e jamais DITADURA como foi dito.

  28. Brasileiro tem no dna o oportunismo.
    Jornalista,escritor e professor ,não são melhores que ninguém.
    Parabéns aos militares ,que voltem, e tirem os privilégios dos politicos e magistrados.

  29. Hoje tem muitos jornalistas, professores, militares, policiais e escritores, mas nem todos são merecedores. Jornalistas proliferaram por todo lado. Seria desigualar pessoas Conceder benesses assim para classes determinadas. O que acho é que é muito alto o percentual do I. de Renda, com poucos abatimentos.

  30. EM 1985, ano em que os militares entregaram o governo aos VERMELHOS, a ditadura russa completava 68 anos , com dezenas de milhões de mortos; a ditadura chinesa, 36 anos, com dezenas de massacrados por Mao tse Tung. Coreia do Norte era comunista desde 45, portanto 40 anos de ditadura VERMELHA lá, com milhões de mortos pela dinastia Kim Jong (o Comunismo é a nova DINASTIA da modernidade, substituindo os Braganças, os Bourbons, etc). Por que ninguém do Exército Brasileiro veio a público em 1985 para mostrar essas estatísticas escabrosas da Esquerda , principalmente se comparadas com as estatísticas do Regime Militar brasileiro (menos de 500 terroristas comunistas mortos por um governo que só durou 21 anos)? Os militares brasileiros poderiam ter declarado algo do tipo “Por que nós temos que sair do governo enquanto vocês, marxistas, implantaram décadas e décadas de brutal ditadura nos países que vocês governam? Triste e deprimente a renúncia dos militares ao governo, em 1985, principalmente em favor de terroristas que, com o passar do tempo, se transformaram em MEGA TERRORISTAS que transformaram o Brasil na maior CORRUPTOCRACIA do planeta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados