E se Nossas Empresas Não Existissem?

 

Tempo de leitura: 30 segundos

Como editor de Melhores e Maiores, 30 anos atrás eu vivia recomendando para as empresas que ao invés de publicarem Demonstrativos Financeiros que só eu e mais uns poucos liam, que divulgassem um relatório assim:

“Se nossa empresa não existisse.”

Fiquei feliz em ver, embora escondido na segunda página, algo neste sentido elaborado pela Natura que vou reproduzir.

“Distribuição da Riqueza Pela Natura em 2015:

4,1 bilhões para as nossas Consultoras

1,2 bilhões para os nossos Funcionários

6,3 bilhões para os nossos Fornecedores

2,1 bilhões para o nosso Estado

0,1 bilhão para nossos 100.000 Investidores

0,1 bilhão para nossos três Fundadores.”

Ou seja, a Natura gera 13,9 bilhões de riqueza e todos nossos intelectuais ficam indignados com os três capitalistas que levam 1%?

Que criaram a empresa, que contrataram todo mundo, em vez de fazer resumo do Das Capital?

Nossa esquerda é debiloide ao não perceber que está destruindo tudo em troca de nada.

 

(Lido por 116 pessoas até agora)

5 Comments on E se Nossas Empresas Não Existissem?

  1. Se a empresa tem capital aberto, os “fundadores” também são investidores, só que possuem mais cotas. E o risco dos investidores “não fundadores”, é infinitamente menor do que o dos sócios majoritários/fundadores.

  2. rs..tb achei !!! E o pior, vão pagar a mesma alíquota máxima de IR dos demais, inclusive as consultoras ! Ah, fora o patrimônio bilionário que já têm, cuja tributação é igual a mim e a vc ! Salvo se não tiverem tudo em nome da PJ, pois aí o tributo é bem menor ! Essa é a discussão hoje nos EUA e Europa, por ex. !

  3. By the way, é uma das melhores empresas para se investir hoje na bolsa.

  4. Pode até ser que o investidor tenha recebido R$1.000, e o fundador bem mais. Mas receberam por algo que não criaram, não administraram – apenas acreditaram na boa ideia. Assim como todos os consultores obtiveram seu quinhão.
    Mas vale a pergunta: e se a Natura não existisse? NINGUÉM teria ganhado nada, nem mesmo R$0,01!!!!
    Então, o melhor é trabalharmos para ajudarmos que as empresas sejam transparentes e socialmente responsáveis, mais do que ficar combatendo elas.
    Alguém tem que ter as ideias, e batalhar para fazer elas acontecerem: aos vencedores, as batatas…

  5. Cada investidor levou R$1mil e cada fundador R$ 33 milhões. Conta estranha essa.

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14