Por Que a Corrupção Irá Continuar no Brasil

 

Tempo de leitura: 85 segundos

 

Infelizmente, eu prevejo um futuro onde a corrupção irá continuar apesar do Moro, da Lava Jato, por três razões.

  1. As corrupções no Brasil não foram detectadas pelo Departamento de Auditoria da Petrobras, nem pelos Auditores da Petrobras, nem pelo Tribunal de Contas da União.

Elas foram descobertas graças à delação premiada de pessoas. Isso é muito grave.

Corrupção deveria ser detectada sistemicamente, naturalmente.

  1. Se os emails e os computadores tivessem sido criptografados, pouca informação sobre o Palocci ou Lula teria sido descoberta, por exemplo.

Daqui para frente, tudo será criptografado. Codinomes tipo Italiano ou GM jamais serão usados, e poucas pessoas serão “copiadas”.

90% das evidências da Lava Jato deixarão de ocorrer no futuro. Inteligente!

  1. Com o PT a corrupção saiu do controle e envolveu 18 tesoureiros e economistas, dezenas de bancos em vários países, centenas de operações, até de R$ 9.000,00 à compra do pedalinho.

Esse erro, outros partidos políticos no futuro não farão.

Se tudo fosse centralizado num único tesoureiro com poucas operações, usando uma única corretora financeira, como é feito num outro partido, nada seria descoberto, como, aliás, não foi.

Como não houve nenhum movimento até agora para fortalecer a classe dos auditores do Brasil, da função da auditoria, do ensino de auditoria, da criação de faculdades de auditoria, a corrupção continuará, mas desta vez não será detectada.

E as 10 Medidas Contra a Corrupção, do Ministério Público, não servirão para nada, por não entenderem a essência do que é administração.

Como ocorre na Itália, onde a corrupção após a Operação Mãos Limpas somente piorou.

 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

2 Responses

  1. Sempre pensei algo parecido. Se uma quadrilha em atividade, pilhando o erário, tem seus métodos de comunicação e pilhagem descobertos, por que as outras continuarão a usar os mesmos métodos? Para serem desbaratadas e presas também? Vão permitir que esquemas de beneficiamento coletivo sejam encerrados por uma falha bisonha dessas? Nesse exato momento, quadrilhas de ladrões do colarinho branco acompanham o noticiário para conhecer os métodos de investigação de PF e MPF e, assim, poder escapar deles. A casa até pode ser intencionalmente derrubada, mas nunca desabar pela estrutura ruim.

  2. São ferramentas de fiscalização e punição que faz o ser humano temer as coisas erradas. Pode ser lei, pressão de grupo social ou desconto na mesada do filho.

    Um exemplo de mecanismo que funciona, não é perfeita, é a Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo.

    Os policiais na rua quando ficam sabendo que tem viatura da corregedoria na área respeitam ou temem.

    O agente público que tem que fazer as coisas funcionarem tem que ter poder, mas se errar tem que ter punição imediata e exemplar, para também temer os próprios atos errados.

    Coronel PMESP da Reserva

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Como Manipulam o PIB

A maioria dos governantes manipula uma das estatísticas econômicas mais importantes de uma economia, o Produto Nacional Líquido. Nenhum político ou governante sobrevive uma recessão. 

Artigo Completo »