Empresas Familiares e Corrupção Brasileira

 

Tempo de leitura: 45 segundos

 

Mais uma empresa de controle familiar, a Gerdau, é acusada de corrupção, se juntando à Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa, todas as empresas de controle familiar.

A decisão de corromper é tomada fora da empresa, normalmente no almoço da família aos domingos.

O controle de mais de 51% do capital significa que ninguém mais precisa ser consultado.

Empresas de Capital Democrático, não têm um dono controlador, mas dezenas de milhares de pequenos acionistas, onde 51% teriam de concordar com a corrupção.

E nas Empresas de Capital Democrático, o presidente não é um membro da família Gerdau ou Odebrecht, mas deveria ser um administrador profissional, formado nos cursos exigidos pela nossa profissão, que inclui Ética, Direito Criminal, e vários casos concretos das consequências da corrupção.

Nada disto é ensinado na maioria dos cursos de engenharia e economia, profissões mais frequentes de nossos presidentes de empresas.

Uma das razões da corrupção no Brasil é que nós ainda não fizemos a transição da empresa familiar, onde um dono manda, para uma empresa de Capital Democrático, chamada erroneamente de Capital Aberto.

A IBM apesar de ser a maior fornecedora de computadores para o governo brasileiro, jamais aparece como pagadora de propinas.

Estas empresas são dirigidas por administradores que recebem salários elevados e não têm incentivos como donos a se envolver com corrupção. Não compensa.

Não é por acaso que a Petrobras também é uma empresa com um dono só, o Ministro da Fazenda e a Presidência da República, e a Dilma fez o que queria.

Por que o Brasil ainda não fez a transição da empresa de controle familiar para a empresa de controle democrático, onde a intenção de corromper teria de ser às claras e aprovada por 51% dos acionistas?

Porque infelizmente, a lei 7988 de 1945, a Lei que criou a Profissão de Economista, mandou fechar todas as nossas escolas de administração, sic.

E as milhares de empresas que estavam tentando se profissionalizar ficaram sem profissionais na área.

Esta mesma lei gerou empresas ineficientes, incapazes de competir, e precisando corromper para sobreviverem.

Esta mesma lei é uma das razões da perpetuação da empresa familiar, do empresário manda-chuva, das inúmeras falências de empresas familiares, como a Matarazzo, por falta de corpo técnico, que não temos até hoje por sinal.

Já leu o parágrafo 9 da lei? Ainda não?

Você jamais entenderá a verdadeira história do Brasil, nem do verdadeiro “golpe” que deram neste país e que perdura até hoje.

O link está acima.

 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

6 Responses

  1. Meu caro companheiro… aposto que muitos deles o temem por não entender do assunto “Profissional Administrador” o que é uma pena, já que os tornariam governantes nem de esquerda e nem de direta, mas patriotas por profissão.

  2. Empresa familiar com ações na bolsa :- A alguns anos uma conhecida empresa varejista de âmbito nacional e internacional ,com ações cotadas em bolsa, amargou prejuízos em seu ano fiscal. As duas famílias,neste mesmo ano, por serem ainda grandes acionistas da empresa, gastaram em “transportes e seguranças” de seus membros um montante superior ao citado prejuízo que foram lançados e PAGOS pela empresa gerando conflitos entre seus administradores.Os pequenos acionistas que se lixem.

  3. E como explicar o envolvimento das montadoras de veículos no pagamento de propinas? Ali não há um dono ou uma família para tomar tal decisão, são dirigidas por profissionais bem pagos, em grande parte nem brasileiros são.
    E um detalhe: na lei 7988/45, o trecho que trata da extinção do curso de administração e finanças e o curso de atuários não é o parágrafo 9. É o artigo 9. Nessa lei, há capítulos divididos em artigos, que por sua vez são divididos em parágrafos.

  4. Prof. Kanitz,
    Absurda a lei de 1945. Mas em 1965 já formularam a Lei 4769 criando (ou recriando) o profissional de administração. Em mais de 50 anos formando turmas de administradores não deu para melhorar o nosso cenário?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Como Manipulam o PIB

A maioria dos governantes manipula uma das estatísticas econômicas mais importantes de uma economia, o Produto Nacional Líquido. Nenhum político ou governante sobrevive uma recessão. 

Artigo Completo »