Como Detectar Notícias Falsas

1. Nunca leia uma notícia de jornal escrita anonimamente, tipo “da redação”. Leia só matérias assinadas.

2. Nunca leia notícia assinada que não contenha o email do autor. Para poder lhe comunicar um erro ou uma bobagem, para a imediata reimpressão. Eu adoro o FB porque em 15 minutos alguém sempre descobre erro meu, e eu já corrijo no seu início, para não passar vexame.

3. Nunca leia de alguém que ganha dinheiro para redigir, aqueles que têm o objetivo lucro quando escrevem. Prefira alguém aposentado, como eu, que escreve porque gosta, sem rabo preso com seu patrão.

4. Nunca leia notícia de jornais capitalistas que perseguem o objetivo lucro. Existem dezenas de blogs sem fins lucrativos muitos mais independentes e isentos.

5. Nunca leia notícia de jornalista que se diz independente. Mentira. Leia a notícia de alguém assumido da Direita progressista e alguém assumido da Esquerda distributivista. Ninguém é neutro nessa área.

6. Nunca leia notícia de alguém formado em jornalismo, e sim de um especialista que conheça o assunto profundamente e não superficialmente, tudo aprendido na própria entrevista.

7. Nunca leia notícia que não contenha números, estatísticas, tabelas ou um gráfico explicativo. Você quer ciência, e não opiniões políticas.

8. Lembre-se sempre que Jornais e Revistas ativamente censuram 99% das notícias do dia, e delas publicam somente os 1% que coincidem com os interesses políticos dos editores.

9. Lembre-se que 100% do que os jornalistas publicam é sobre o passado, pior, de ontem. Você quer ter uma ideia de como poderá ser o amanhã, o seu futuro, para tomar as decisões que você precisará tomar quando o futuro chegar.

10. Ao ler alguém famoso que não deveria ter tempo a perder sendo entrevistado, pergunte por que ele ou ela está dando essa entrevista de graça. Verifique se ele não é um asset manager “prevendo” uma taxa de juro ou sugerindo compra de ações, possibilitando a ele ficar rico do dia para a noite.

(Lido por 900 pessoas até agora)

3 Comments on Como Detectar Notícias Falsas

  1. “Nunca leia notícia de jornais capitalistas”. Os comunistas são espelhos da verdade, como o Pravda e o Gramma? “Nunca leia notícia de alguém formado em jornalismo” mas, se a notícia é um simples fato, como uma batida de carros, será difícil achar um especialista ou testemunha ocular rapidamente…

  2. Kanitz,

    No item 7: “Nunca leia notícia que não contenha números, estatísticas, tabelas ou um gráfico explicativo.”

    Isso me lembra o anúncio de uma vaga de emprego que dizia que “não serão analisados os currículos sem informações completas.” – no tempo em que currículos eram entregues impressos.

    Se a mera leitura de um currículo já é uma análise prévia, como é que o “analista de currículos poderia “analisar sem analisar” ?

    Penso que talvez fosse mais interessante / coerente substituir a expressão “nunca leia notícia” por “desconsidere notícia”.

  3. Ola! Onde ‘ procurar’ os que realmente escrevem ‘dentro dos parâmetros’ sugeridos?

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14