As Chances de Ciro Gomes

Escrevi post com o mesmo título em 2016, ninguém gostou, mas volto a observar que se o segundo turno for Esquerda/Direita, acho que Ciro poderá ser o representante dessa Esquerda.

Nas pesquisas sem Lula, Ciro aparece em segundo lugar, depois do Bolsonaro. Alckmin está em terceiro.

Reproduzo abaixo a sua palestra “bem comportada” na Câmara Americana, em 14/03/2018. Assistam vocês, também.

Comparem o que ele propõe com o que Alckmin, Marina, Luciano Huck, e os outros candidatos de Esquerda têm proposto, ou seja NADA.

Ou mesmo a Direita, com seu “privatiza tudo”, “banco central independente”, e “diminuir o número de impostos, mas nunca a carga tributária”.

Mais do que endossar Ciro, quero alertar todos quanto a mediocridade das propostas dos demais candidatos acima.

Com a palavra Ciro:

1. Nosso problema é a brutal desindustrialização, hoje a indústria representa 10% do PIB. Achar que vamos sustentar o Nordeste com exportação de commodities é ingenuidade.

2. Os chineses souberam produzir em escala reduzindo seus custos fixos a centavos.

3. Nunca optamos por uma economia voltada para produtos de baixa renda, ou seja, produção em massa (tese que defendo em O Brasil Que Dá Certo”)

4. Precisamos acabar com o imposto de renda das empresas sobre lucro reinvestido, e reintroduzir o imposto sobre lucro distribuído.

5. Nossas universidades fazem somente pesquisas acadêmicas e quase nada que resulte em coisas práticas, passíveis de serem patenteadas.

6. Nossas empresas estão superendividadas, por isso não crescem. Nossos bancos são cartéis e não sabem emprestar.

7. Não se exige experiência administrativa para ser Presidente do Brasil, um absurdo.

8. O Plano Real, com seus juros cavalares, aumentou a dívida de 36% do PIB para 70%, tendo torrado 170 bilhões obtidos pelas Privatizações, fruto dos erros de Gustavo Franco e Armínio Fraga.

9. Precisamos parar de ficar prevendo o futuro e passar a construir o futuro.

10. Trump não mencionou o Brasil uma única vez na sua campanha. Vou buscá-lo como parceiro, mesmo com a oposição da UNE e da esquerda. Somos dois países super parecidos.

11. Não vou gastar pontos querendo tornar o Brasil membro do Comitê de Segurança da ONU.

12. Privatizar estatais para estrangeiros, tipo chineses, além de não gerar investimentos novos, pagaremos eternos passivos líquidos e dividendos.

13. A maioria dos brasileiros super ricos mantém suas poupanças em paraísos fiscais, inclusive Henrique Meirelles. Pode? Leiam o meu “Dólares Na Suíça, Filhos no Brasil”, de 2008.

14. Ensinamos fatos, em vez de resolução de problemas. Leiam “Qual É O Problema?”.

15. Keynesianismo não funciona, por isso não crescemos. Vou seguir as ideias do “administrador” na época, Jean Baptiste Say.

16. Eu vou ajudar os Estados insolventes, que inclui São Paulo, mas só em troca das reformas necessárias, Previdência por exemplo.

17. No meu governo não haverá Refis, que torna palhaço todo pagador pontual de impostos.

18. A inflação é superestimada devido à taxa de juros.

Qual seria o verdadeiro Ciro Gomes?

(Lido por 17148 pessoas até agora)

34 Comments on As Chances de Ciro Gomes

  1. O mais preparado e honesto candidato a presidente do Brasil. Ciro, homem honrado que levou a educação dos cearenses a um patamar invejável, experiente, crítico e propõe com coerência e pragmatismo soluções p o país. Que pena Ciro se não ganhares e a nação cair nas mãos dos militares mais uma vez, já estou até c medo de postar e receber amanhã em casa um destacamento do exército me acusando de comunista.

  2. São tantos comentários idiotas, de quem não sabe nada, são fanáticos, merecem este país entregue em mãos de incompetentes, não há dúvida que Ciro Gomes é o candidato com conhecimento, se não ganhar, teremos que continuar sendo quintal dos EUA, infelizmente.

  3. Ciro Ferreira Gomes, é de longe como o professor StephenKanitz mesmo disse.
    Será o nosso Futuro Excelentíssimo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil Ciro Ferreira Gomes…
    Todos nós que estudamos sobre o capitalismo e outros métodos econômicos, sabemos que é necessário o povo ter condições de consumir para gerar fluxo monetário.

  4. Acho que a Patricia Pillar, não vai gostar nadinha de um país comandado por esse crápula, é fácil ver que de todos que representam a esquerda fracassada, Cangaciro Gomes é de longe o pior de todos, porquê? Porque ele mente na cara dura, o povo do ceará sabe quem ele é, o restante dos Brasileiros desinformados acham que ele tem um discurso polido e sábio, quando na verdade tudo que ele faz é mentir, uma pessoa descontrolada, que diz que a ex-mulher só servia pra deitar com ele, que desce de palanque pra bater em cidadão, que rasga cartaz de professor, que chama negro opositor de “capitão do mato” e que chama os outros de viadinho, além de dizer que sequestraria Lula pra deixar em uma embaixada, que vai colocar juízes e MP de volta na caixinha (clara ameaça a Lava-Jato) e que principalmente, tem um histórico de partidarismo e amizade com muitos que estão presos, não merece ser presidente, Ciro Gomes representa o PIOR pra esse país, dadas as circunstâncias que temos, o Brasil não aguenta mais 4 anos de roubalheira, esse homem é uma falsa ilusão de progresso, basta pesquisar e ouvir de quem conhece de fato, para ver.

  5. Eu ficava embasbacado quando ouvia alguém dizendo que votaria em um criminoso condenado em duas estâncias caso ele pudesse disputar as eleições. Mas fico ainda mais embasbacado quando leio nos comentários gente dizendo que o Ciro é de longe o melhor candidato a presidência. Ele é o melhor candidato se você quiser inflacionar o país, transformar o país em uma fazenda comandado por um coronal autoritário com os mesmos defeitos ou quiçá mais defeitos que Bolsonaro. Pelo menos Bolsonaro tem Paulo Guedes com ideias liberais ao lado dele, e eu vou votar sempre a favor do desenvolvimento economico e liberalismo do Brasil. No momento em que a população começar a estudar e a entender isso, nosso país escolherá os candidatos certos pra tirar o Brasil desse 0x0 (e quando eu digo 0x0 eu esto utilizando um eufemismo bemmm grande).

  6. Para ser plausível, essas considerações sobre o candidato Ciro precisa comentar também sobre as declarações feitas como plano de governo para os contratos de risco para a exploração de petróleo feitas recentemente (afirmou que ia revogar), e também sobre o apoio político ao atual governo (ditadura) da Venezuela (afirmou que a democracia lá é igual à nossa e à da USA).

  7. Analisando friamente discurso e o mais importante, PLANO DE GOVERNO apresentado, é a melhor opção mesmo.

  8. É um grande alívio ter Ciro Gomes como candidato novamente , disparado o mais preparado , num eventual segundo turno com Bolsonaro ele leva, a rejeição ao bossal é imensa

  9. Ciro Gomes hoje se mostra como a melhor opção para enfrentar esta patente ameaça à democracia e que se chama Bolsonaro.DEUS ACIMA DE TODOS. E TODOS CONTRA BOLSONARO.

  10. Gostaria de responder ao sr. Marcos Alves que diz que Ciro Gomes é o mais retórico de todos e, sem dado para lastrear suas acusações o acusa de falso político e falsa pessoa. Sim, Ciro é agressor de pessoas, não é por acaso que responde a vários processos por difamação e calúnia, por ofender a “honra” de pessoas como Eduardo Cunha, Temer, Eliseu Padilha, etc., santos canonizados pelo Papa. Obtusa e irresponsável parece-me muito mais a sua análise sobre Ciro do que a de Kanitz. Você parece ser tão leviano que insinua que Ciro é desaprovado pelo Nordeste sem, portanto apresentar nada que sustente as suas insinuações. Mostrando um total desconhecimento de história, de forma irresponsável, induz o leitor a família de Ciro está no poder do Ceará a dêcadas atravéz de uma dinastia bancada pelo PT. Ignorância pura. Ciro foi governador de 1991 a 1994 nos governos Collor e Itamar Franco, pelo PSDB. Seu irmão só foi eleito governador em 2007, muito tempo depois, após um longo domímio do PSDB no estado. O risco iminente do fim do Brasil é a volta do regime militar, na pessoa do sr. Bolsonaro, que destrói a nossa liberdade e cercea nosso futuro como nação democrática e soberana. Com um discursos de intolerância às diferenças e um completo alinhamento com a política de subserviência ao poderio econômico norte-americano. Lula governou o país por oito anos sem demonstrar em sua gestão qualquer traço de autoritarismo, destruição das instituições democraticas, ou qualquer ato que o vincule a uma tentativa de poder eterno, muito pelo contrário. Quanto ao Foro de São Paulo é, sem dúvida, uma idéia brilhante de união da América Latina como um bloco econômico forte, sob a liderança do Brasil, nos moldes da União Européia, fazendo frente ao poderio econômico dos EUA. Ciro é a chave para este Brasil, porque o capital tem que estar a serviço das pessoas e não o contrário.
    Comparar Ciro com militares como Chavez, Fidel, Kim Jong-un, Hitler, etc. é por uma venda nos olhos e não enxergar que essas são características estampadas em figuras como o Bolsonaro. O militar tem a mania de não querer largar o poder. Bolsonaro é um risco iminente.

  11. Muito simples, basta estar atento ao momento pelo que passa nosso pais e o mundo, retomadas as discussões sobre nacionalismo, protecionismo e outras parecidas, precisamos de alguém preparado para o enfrentamento que virá, principalmente no âmbito comercial, que não será leve.
    Infelizmente o Homem não percebeu que viemos do mesmo macaco e, insiste nas divisões e “patriotadas”sem sentido, por isso mais que nunca temos que eleger o mais preparado, indiscutivelmente muito a frente dos outros candidatos.

  12. Gostei do Ponto 15. Ele vai seguir os ensinamento de Jean Baptiste Say, um pré-austríaco?? (conheçam mais J. B. Say aqui https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1678)…

    Mas já que nosso Companheiro Ciro não entende nada da Escola Austríaca (de acordo com ele mesmo https://www.youtube.com/watch?v=HWVTEVCs3So), eu sugiro votar no Bolsonaro, que tem consigo Paulo Guedes, um membro da Escola de Chicago e que simpatiza com os austríacos mais do que Keynes, que deturpou J. B. Say

  13. Ciro é um oásis de preparo, experiência, lucidez e coerência nesta corrida presidencial.

    Já virou bordão, mas terei que repeti-lo: Ciro é, de fato, o mais preparado para assumir a presidência deste país.

  14. Ciro Gomes é de longe, o melhor candidato. Quem diz o contrario, ou age de ma fé ou é desinformado.

  15. Sensacional.Ciro ira consertar o pais.Como fez quando melhorou o Ceara.Tem ecperiencia.

  16. Entre as opções apresentadas até o momento Ciro Gomes certamente é a menos rium.

  17. Ainda falta a Ciro o próximo passo. Ouvir o povo nas ruas e ignorar a imprensa. Basta ser sincero, dizer uma besteira polêmica para atrair mídia, e propor o que acha certo sem ofender pessoas, mas atacando ideias. A maioria das críticas não tem fundamento.

  18. Lamentável, sob todos os aspectos, esse discurso do ciro gomes. Ele possui, além da retórica bonita, o canto da sereia (populismo) que nosso cordial povo brasileiro deseja ouvir. Mas qeum conhece a figura, sabe que ali só tem a hipocrisia e o “modus operandis” – narcísimo/egóico do candidato.
    Muito blá blá blá, muita conversa fiada, sabemos que esse discurso, além de populista, dificilmente será efetivado.
    Como o professor Kanitz me endossa isso????

  19. Lamentável apoio Kanitz. A sua aposta é no FV utilizando dados distorcidos no PV. Resultado igual a presidente “Fake News”.

  20. Ciro Gomes, até o momento, é o que possui o melhor perfil para aglutinar todos os setores progressistas. Experiência para administrar o país com boas performances comprovadas. Possui a visão e a experiência macro e micro modernas, indispensáveis para implementar as mudanças inovadoras e corajosas indispensáveis para um novo Basil. Propostas focando o interesse de toda a populaçao, como redução drástica das desigualdades e justiça. Possui imagem de valorar a ética-moral como indispensáveis a todo funcionalismo público. E, importantíssimo, apesar de algumas criticasdempre demonstrou Grande carinho é respecto por Lula é pelo PT.
    Parece o melhoria nome para coordenar, junto com Lula, uma ampla frente progressista.
    Ciro+Lula

  21. No dia que Ciro Falastrão Gomes for eleito presidente dessa república de bananas, ele vai transformar o Brasil num Ceará continental.
    Vai lotear o Brasil entre seus apaniguados, com quem tem rabo preso
    Vai espalhar a miséria do Ceará para o resto do Brasil, a fim de que o país se torne uma filial da Cirolândia.
    Ciro é canalha
    Ciro é Cafajeste
    Ciro é pilantra
    Ciro é Bandido
    Chega de entregar o poder a bandidos, disfarçados de mocinhos salvadores da pátria.
    Vamos fazer campanha para Flávio Rocha, João Amoedo e em último caso até para Henrique Meirelles

  22. Marcos Alves, deve ser por ser um coronel e ditador que 77 das 100 melhores escolas do país estão no Ceará.

  23. É induscutivelmente o melhor candidato. Tem a noção da economia , com o viés social.

  24. Ciro Gomes é o mais retórico de todos. Falso político e falsa pessoa. Agressor de pessoas e instituições. Causa-me calafrio e perplexidade uma pessoa tão esclarecida como Kanitz ter uma análise tão obtusa quanto apenas aos discursos. Nada do que ele fala irá assinar. A demagogia e a postura ditatorial está forjada neste ser que todo nordeste sabe quem é. O seu exemplo é o Ceará. Vejam toda retrospectiva de seus governos e de seu irmão. o Ceará tornou-se uma quase dinastia, um coronelismo, mantido por dinheiro advindo do lulismo, tal como Pernambuco com o PSB, porém ainda diverso nos nomes. Ver pessoas apoiando este discurso apenas técnico, sem ter fundo de verdade futura, será o fim do Brasil, pois a esquerda está esperando o momento final para a ruptura total como Jaques Wagner falou! A esquerda já teve governança por trinta anos e provou ser incapaz de exercer o poder sem o tentar socializar ou comunizar uma nação. O capital está apenas no discurso. Ele tem o viés ditatorial puro e aplicado. Desvios de psicológico. Um desequilibrado político! Nada dito neste discurso será mantido, pois o bojo dos objetivos do Foro de São Paulo é, e sempre será, o fim doutrinário. Kanitz, ser um bom administrador realmente não significa um bom gestor de pessoas. Perceba os sinais e observe as pessoas acima das técnicas, pois estas são geridas por aquelas. Aquelas são mais importantes que os processos. Imagine qualquer sistema perfeito administrativo com pessoas sem equilíbrio para gerir. Ciro é um Chaves ou Maduro ou Fidel! Escolha.

  25. Silvio, quando apertado ele devolve a ignorância como tem que ser devolvida!
    Esses vagabundos do MBL, mereciam muito mais que um cafuné na nuca!
    Você não entende o que ele fala, pq és um analfabeto político e econômico.
    Ciro não é perfeito, mas comparado aos que se apresentaram até agora, é o menos ruim, e o que tem o melhor currículo!

  26. Latifúndios, dá calor na Micro industria , aquecer o comercio edificar escolas e Postos de saude , VEDAR a VIOLÊNCIA e outros fatores que já PERDEMOS !

    CICI, deste jeito você vai ter uma meia duzia de votos ou seja da sua Família e de alguns amigos
    Mestry Badahra
    mestrybadahra@gmail.com

  27. Latifúndios, dá calor na Micro industria , aquecer o comercio edificar escolas e Postos de saude , VEDAR a VIOLÊNCIA e outros fatores que já PERDEMOS !

    CICI, deste jeito você vai ter uma meia duzia de votos ou seja da sua Família e de alguns amigos
    Mestry Badahra
    mestrybadahra@gmail.com

  28. Latifúndios, dá calor na Micro industria , aquecer o comercio edificar escolas e Postos de saude , VEDAR a VIOLÊNCIA e outros fatores que já PERDEMOS !

    CICI, deste jeito você vai ter uma meia duzia de votos ou seja da sua Família e de alguns amigos
    Mestry Badahra
    mestrybadahra@gmail.com

  29. Esse é o pior e mais perigoso. Usa da retórica para tentar convencer todos os lados. Mas, quando apertado, mostra quem é de fato. Claramente, fala muito e não diz nada, pois o que fala não vem de conheximento, mas de estratégia rasa no uso do discurso. Ele é sim um estatista, keynesiano. O resultado é que, graças a Deus, parece não cknvencer nem a mãe, pois não sai desses 5%.

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14