As Chances de Ciro Gomes em 2018

[pullquote]Veja o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bhsRUPGZmcY[/pullquote]

 

Tempo de leitura: 4 minutos

 

Se eu tivesse que apostar em quem será o futuro presidente do Brasil em 2018, com os dados que dispomos agora em agosto de 2016, eu colocaria minhas fichas em Ciro Gomes, e não em Serra, Alckmin, Meirelles ou o próprio Temer, os possíveis candidatos.

Vamos aos fatos.

  1. Apesar do surgimento de um sentimento de direita, nenhum candidato ainda de direita terá chance de ganhar uma eleição para governador, muito menos para presidente.
  2. O discurso vencedor em 2018 ainda será de esquerda, mas uma esquerda não petista, talvez de centro esquerda que Ciro abraça.
  3. Ciro já chegou em terceiro lugar numa eleição presidencial, depois de FHC e Lula.
  4. Ciro irá disputar pela terceira vez, e o Brasil adora dar chance a candidatos persistentes.
  5. Ciro é o mais jovem de todos.
  6. Ciro tem opiniões fortes e vai contra o “politicamente correto” em contraponto aos discursos populistas de Lula e Dilma, de agradar a todos.
  7. Ciro está fora de cena há quase 20 anos, não há escândalo de corrupção que o macule, ao contrário dos possíveis candidatos acima.
  8. Ciro já está correndo o Brasil de Norte a Sul, dando palestras em universidades e atraindo os jovens principalmente. Serra, Aécio e Alckmin não estão nem aí para a nova geração desesperançada.
  9. Ciro é do Nordeste, contra todos os demais que são do Sul.
  10. Ciro é tido como estourado, mas hoje tem 20 anos a mais, deverá saber se controlar. Trump também era tido como estourado, mas ganhou a convenção.
  11. Ciro tem explicações sobre o que está ocorrendo no Brasil. Para muitos ele transparece como um intelectual, popular, mas inteligente e com respostas assertivas.
  12. Ciro foi o Ministro da Fazenda que implantou o Plano Real. FHC renunciou ao Ministério da Fazenda de forma irresponsável na época, no meio, e na fase mais crítica do Plano Real, algo que Ciro irá lembrar todo mundo.
  13. Ciro desistiu de três aposentadorias públicas, prefeito, governador e deputado, por considerá-las antiéticas, ponto forte para se discutir previdência, questão número hoje em dia.
  14. Ciro será o candidato do Lula, José Dirceu, etc.
  15. Ciro tem livre trânsito entre os empresários familiares brasileiros como Jereissati, Steinbruch, etc. Serra é odiado pelos empresários, Aécio nem se fala, e Marina uma preocupação.
  16. Ciro tem experiência administrativa como Diretor da CSN, uma empresa privada.
  17. Ciro recusou um Ministério no Governo FHC para estudar em Harvard, uma atitude que mostra que “o poder” não é sua prioridade.
  18. Ciro emociona. Serra, Aécio, Meirelles e Alckmin adormecem as plateias.

Ele vai destruir o lugar natural da Marina como sucessora da esquerda no primeiro debate entre os dois.

Para ficar do lado seguro de uma previsão, eu diria que ele tem 40% de chance de se eleger, razão pela qual vale a pena ficar de olho nele e acompanhá-lo de perto.

Eu entrevistei Ciro Gomes 20 anos atrás, e ele era o único a dizer na época, além de mim, que a Previdência Estatal estava quebrada.

Ele não percebeu que eu estava levantando as bolas para ele cortar nessa entrevista, mas é o que eu estava fazendo.

Ser estourado pode pesar negativamente, mas coloquei 16 outros pontos muito favoráveis.

Faça o que eu venho fazendo há seis meses para poder analisar Ciro corretamente.

40% de chance é um valor muito elevado para ignorar.

(Lido por 18307 pessoas até agora)

UA-1184690-14