As Chances de Ciro Gomes

Escrevi post com o mesmo título em 2016, ninguém gostou, mas volto a observar que se o segundo turno for Esquerda/Direita, acho que Ciro poderá ser o representante dessa Esquerda.

Nas pesquisas sem Lula, Ciro aparece em segundo lugar, depois do Bolsonaro. Alckmin está em terceiro.

Reproduzo abaixo a sua palestra “bem comportada” na Câmara Americana, em 14/03/2018. Assistam vocês, também.

Comparem o que ele propõe com o que Alckmin, Marina, Luciano Huck, e os outros candidatos de Esquerda têm proposto, ou seja NADA.

Ou mesmo a Direita, com seu “privatiza tudo”, “banco central independente”, e “diminuir o número de impostos, mas nunca a carga tributária”.

Mais do que endossar Ciro, quero alertar todos quanto a mediocridade das propostas dos demais candidatos acima.

Com a palavra Ciro:

1. Nosso problema é a brutal desindustrialização, hoje a indústria representa 10% do PIB. Achar que vamos sustentar o Nordeste com exportação de commodities é ingenuidade.

2. Os chineses souberam produzir em escala reduzindo seus custos fixos a centavos.

3. Nunca optamos por uma economia voltada para produtos de baixa renda, ou seja, produção em massa (tese que defendo em O Brasil Que Dá Certo”)

4. Precisamos acabar com o imposto de renda das empresas sobre lucro reinvestido, e reintroduzir o imposto sobre lucro distribuído.

5. Nossas universidades fazem somente pesquisas acadêmicas e quase nada que resulte em coisas práticas, passíveis de serem patenteadas.

6. Nossas empresas estão superendividadas, por isso não crescem. Nossos bancos são cartéis e não sabem emprestar.

7. Não se exige experiência administrativa para ser Presidente do Brasil, um absurdo.

8. O Plano Real, com seus juros cavalares, aumentou a dívida de 36% do PIB para 70%, tendo torrado 170 bilhões obtidos pelas Privatizações, fruto dos erros de Gustavo Franco e Armínio Fraga.

9. Precisamos parar de ficar prevendo o futuro e passar a construir o futuro.

10. Trump não mencionou o Brasil uma única vez na sua campanha. Vou buscá-lo como parceiro, mesmo com a oposição da UNE e da esquerda. Somos dois países super parecidos.

11. Não vou gastar pontos querendo tornar o Brasil membro do Comitê de Segurança da ONU.

12. Privatizar estatais para estrangeiros, tipo chineses, além de não gerar investimentos novos, pagaremos eternos passivos líquidos e dividendos.

13. A maioria dos brasileiros super ricos mantém suas poupanças em paraísos fiscais, inclusive Henrique Meirelles. Pode? Leiam o meu “Dólares Na Suíça, Filhos no Brasil”, de 2008.

14. Ensinamos fatos, em vez de resolução de problemas. Leiam “Qual É O Problema?”.

15. Keynesianismo não funciona, por isso não crescemos. Vou seguir as ideias do “administrador” na época, Jean Baptiste Say.

16. Eu vou ajudar os Estados insolventes, que inclui São Paulo, mas só em troca das reformas necessárias, Previdência por exemplo.

17. No meu governo não haverá Refis, que torna palhaço todo pagador pontual de impostos.

18. A inflação é superestimada devido à taxa de juros.

Qual seria o verdadeiro Ciro Gomes?

(Lido por 2046 pessoas até agora)

9 Comments on As Chances de Ciro Gomes

  1. Marcos Alves, deve ser por ser um coronel e ditador que 77 das 100 melhores escolas do país estão no Ceará.

  2. É induscutivelmente o melhor candidato. Tem a noção da economia , com o viés social.

  3. Ciro Gomes é o mais retórico de todos. Falso político e falsa pessoa. Agressor de pessoas e instituições. Causa-me calafrio e perplexidade uma pessoa tão esclarecida como Kanitz ter uma análise tão obtusa quanto apenas aos discursos. Nada do que ele fala irá assinar. A demagogia e a postura ditatorial está forjada neste ser que todo nordeste sabe quem é. O seu exemplo é o Ceará. Vejam toda retrospectiva de seus governos e de seu irmão. o Ceará tornou-se uma quase dinastia, um coronelismo, mantido por dinheiro advindo do lulismo, tal como Pernambuco com o PSB, porém ainda diverso nos nomes. Ver pessoas apoiando este discurso apenas técnico, sem ter fundo de verdade futura, será o fim do Brasil, pois a esquerda está esperando o momento final para a ruptura total como Jaques Wagner falou! A esquerda já teve governança por trinta anos e provou ser incapaz de exercer o poder sem o tentar socializar ou comunizar uma nação. O capital está apenas no discurso. Ele tem o viés ditatorial puro e aplicado. Desvios de psicológico. Um desequilibrado político! Nada dito neste discurso será mantido, pois o bojo dos objetivos do Foro de São Paulo é, e sempre será, o fim doutrinário. Kanitz, ser um bom administrador realmente não significa um bom gestor de pessoas. Perceba os sinais e observe as pessoas acima das técnicas, pois estas são geridas por aquelas. Aquelas são mais importantes que os processos. Imagine qualquer sistema perfeito administrativo com pessoas sem equilíbrio para gerir. Ciro é um Chaves ou Maduro ou Fidel! Escolha.

  4. Silvio, quando apertado ele devolve a ignorância como tem que ser devolvida!
    Esses vagabundos do MBL, mereciam muito mais que um cafuné na nuca!
    Você não entende o que ele fala, pq és um analfabeto político e econômico.
    Ciro não é perfeito, mas comparado aos que se apresentaram até agora, é o menos ruim, e o que tem o melhor currículo!

  5. Latifúndios, dá calor na Micro industria , aquecer o comercio edificar escolas e Postos de saude , VEDAR a VIOLÊNCIA e outros fatores que já PERDEMOS !

    CICI, deste jeito você vai ter uma meia duzia de votos ou seja da sua Família e de alguns amigos
    Mestry Badahra
    mestrybadahra@gmail.com

  6. Latifúndios, dá calor na Micro industria , aquecer o comercio edificar escolas e Postos de saude , VEDAR a VIOLÊNCIA e outros fatores que já PERDEMOS !

    CICI, deste jeito você vai ter uma meia duzia de votos ou seja da sua Família e de alguns amigos
    Mestry Badahra
    mestrybadahra@gmail.com

  7. Latifúndios, dá calor na Micro industria , aquecer o comercio edificar escolas e Postos de saude , VEDAR a VIOLÊNCIA e outros fatores que já PERDEMOS !

    CICI, deste jeito você vai ter uma meia duzia de votos ou seja da sua Família e de alguns amigos
    Mestry Badahra
    mestrybadahra@gmail.com

  8. Esse é o pior e mais perigoso. Usa da retórica para tentar convencer todos os lados. Mas, quando apertado, mostra quem é de fato. Claramente, fala muito e não diz nada, pois o que fala não vem de conheximento, mas de estratégia rasa no uso do discurso. Ele é sim um estatista, keynesiano. O resultado é que, graças a Deus, parece não cknvencer nem a mãe, pois não sai desses 5%.

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14