Vamos Caçar os Ricos Minha Gente

[pullquote]O capitalismo de Estado raramente  pune os que tomaram decisões erradas.[/pullquote]

A revista The Economist propõe literalmente caçar os ricos, obrigando-os a pagar pela crise causada supostamente por eles.

Não pelas medidas econômicas incompetentes adotadas desde 2000 como juro negativo do Greenspan, subsídios da casa própria baseados em dívidas imobiliárias que super endividaram a família americana, ultrapassar os limites de dívida do governo 70 vezes em 40 anos, etc.

Isto nada teve a ver, foi a “ganância” dos ricos, não a incompetência dos encarregados da política fiscal e monetária do país.

Como previ, os verdadeiros causadores desta crise iriam à caça aos culpados e prenderiam os inocentes.

Toda crise tem sete fases.

 Fase 1. Não há problema na economia, diz a autoridade econômica, é tudo boato.

Fase 2. Sim, temos um problema mas tudo está sob controle.

Fase 3. O problema é grave mas medidas corretivas já foram tomadas.

Fase 4. O problema é muito grave mas as medidas emergenciais surtirão efeito.

Fase 5. Pânico geral e salve-se quem puder.

Fase 6. Comissões de inquérito e caça aos culpados.

Fase 7. Identificação e prisão dos inocentes.

Se você é um dos que acha isto justo, que de fato foram os ricos que causaram esta crise, quero lembrar alguns fatos.

1. Os ricos acionistas dos Bancos Americanos, os que montaram estes bancos falhos como Lehman Brothers, Bear Stearns, Washington Mutual, já pagaram pelos seus erros.

Perderam todo o seu capital investido, ou 95%. 

Como manda o figurino do capitalismo democrático.

Errou, pagou.

2. Os ricos que compraram os títulos do governo Grego, Português, Italiano, Espanhol, que por sinal é o lado socialista do capitalismo, já estão perdendo entre 95% a 30% do seu valor.

Não deveriam ter emprestado para estes países, agora se virem.

O problema é que muitos que compraram estes títulos (80%) são outros governos, fundos de pensão estatais, cias. seguradoras obrigadas a fazê-lo por lei, que obviamente não querem perder 95% a 30% do valor.

Por isto, querem socializar o prejuízo.

O Capitalismo Democrático é cruel por causa disto. 

Quem tomou uma decisão errada terá que arcar com as consequências.

O Capitalismo de Estado nem sempre pune os que tomaram decisões erradas.

Nenhum daqueles professores que causaram prejuízos com os seus Planos mirabolantes de combate a inflação perderam dinheiro. Pelo contrário.

Hoje são ricos consultores de Bancos, donos de Bancos e Hedge Funds e colunistas de prestígio.

Agora querem culpar os ricos que não eram donos de bancos, mas de cias. de software, cias. de hardware, cias. ferroviárias, que nada tiveram com a crise de 2008, e mesmo assim perderam metade do seu capital em 2009 com a queda da Bolsa.

Serão caçados pelo Obama, pelos políticos, e obviamente pela Revista The Economist que não quer revelar os verdadeiros culpados desta crise, e prefere prender os inocentes.

Como previmos.

(Lido por 16 pessoas até agora)

6 Comments on Vamos Caçar os Ricos Minha Gente

  1. Relaxa, a dívida será paga em 30 anos e tá tudo resolvido. Onde será que eu li isto? Careço de fontes.

  2. Como é difícil qualquer ajuste tributário nos USA! No Brasil basta o ministro dar uma canetada para aumentar o IPI dos carros importados, ou uma medida provisória para criar uma contribuição! Alguns Tea Party no Brasil até que não seriam nada mal…

  3. Concordo com o Bruno. Que post mais alienígena. não entendo ?! Caraca, o salvamento foi para os too big to fail ou não ? É ficção isto ? Melhor explicar.É como a Frase do economista belluzzo :
    Mas, por ora, a palavra de ordem é aplacar a desconfiança dos gestores privados da riqueza coletiva, atingindo indiscriminadamente virtuosos e pecadores.
    Por mais que se queira defender o máximo de liberdade ao capital achando que por simbiose filosófica é o máximo de liberdade para o ser humano a realidade está se mostrando muito diferente; já que Capital não é Gente certo?
    Tá na hora de revisar os conceitos. A URSS não existe mais mas a pobreza tá aí e pelo jeito com uma “administração” falha e nociva a sobrevivência inclusive da liberdade. todas elas, principalmente a que mais importa: a de praticar democracia.
    Que viajem achar que quem se aproveitou de uma desregulação incompetente não deve nada.
    Danem-se os efeitos colaterais? É isto ?
    É como diz o historiador da arte Gobrich:
    “Reality is a suspicios guess”

  4. Então vamos caçar os políticos, que, por exemplo, reduziram os impostos dos bilionários a quase nada, certamente por pressão popular!
    Claro que caçar os culpados não ajuda a resolver o problema, mas proteger banqueiros, dizendo que já pagaram pelo que fizeram (!!!) é de doer. Como é que isso se adequa à multiplicação dos riscos e capital virtual que cometeram durante a crise dos subprime? Quem pagou a conta foram as pessoas que estavam a pagar suas casas. Na sua idéia, essas famílias só perderam aí uns míseros 200 mil dólares cada! Só que elas perderam TUDO o que tinham. E os seus banqueiros?
    Continuamos a mercê do capital, e o sistema É falho. E sempre voltamos a esse ponto: “they are too big to fail”. Agora os BRICs compraram a mesma idéia. “Temos que colocar na balança a miséria em casa de um lado e as consequências da bancarrota dos países desenvolvidos do outro, por isso devemos emprestar para eles”.
    E, por fim, acho que lhe faria bem (e a todos os seus leitores) LER a matéria antes de criticá-la. Obviamente não o fez ainda.

  5. Uai? Não entendo. Mas e o dinheiro do salvamento ? Me explica ?

Comments are closed.

UA-1184690-14