Aprenda Economia. Indicadores Antecedentes.

 

Tempo de leitura: 50 segundos

 

O sonho de todo mundo é poder ler hoje a manchete de um jornal futuro. Se isso fosse possível, o risco no mundo dos negócios seria eliminado e o lucro na Bolsa de Valores, uma certeza.

Em Economia, a procura desse santo graal se chama Indicadores Antecedentes, sinais ou dados estatísticos publicados hoje que nos dizem algo do que irá acontecer no futuro.

Quem me conhece sabe que foi aí que eu comecei minhas pesquisas acadêmicas, procurando nos balanços de empresas publicados hoje sinais de falência ou concordatas no futuro. (Ver: Como Prever Falências).

Existe um outro indicador chamado de Indicador Coincidente, que nos dá bons indícios do que está acontecendo agora com outros indicadores, mas cujos valores só podem ser aferidos posteriormente. Como o consumo de energia, por exemplo: um excelente indicador Coincidente do PIB, que demora de 1 a 2 meses para ser publicado.

O segredo numa crise destas é saber distinguir Indicadores Antecedentes de Indicadores Coincidentes, para não se confundir. É muito comum o Indicador Antecedente estar subindo quando o Indicador Coincidente ainda está caindo, o que deixa muitos Economistas e Jornalistas com informações aparentemente contraditórias.

O Desemprego é um Indicador Coincidente do PIB. Ele está caindo.

A Bolsa de Valores é um Indicador Antecedente do PIB e, se ela está subindo, é porque todos estão achando que a economia vai melhorar no futuro breve.

O melhor analista de Indicadores Antecedentes que conheço é meu amigo Claudio Contador.

Todo mês ele publica aqui:

Indicadores

 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

One Response

  1. Muito bom o trabalho realizado pelo seu amigo. Entrei no “site” dele e li o relatórios publicados e principalmente o trabalho sobre Indicadores Antecedentes. 2016 vai ser duro. Obrigado pela dica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados